19 dezembro, 2018

Casinha de Biscoito de Natal – Gingerbread House

Até quem não é muito chegado na cozinha acaba entrando no clima de Natal e ficando com aquela vontadezinha de cozinhar, ajudar na ceia, presentear alguém com uma receita feita com carinho… A casinha de biscoito é um projeto natalino que serve como passa tempo e que vira um presente ou uma decoração comestível para a mesa de Natal.

casinha de biscoito decorada

Usando a mesma receita de biscoitos e a criatividade dá pra criar milhões de combinações de decorações! Tem diversão pra todo ano. A receita que escolhi pra fazer a casinha de biscoitos é de gingerbread, ou biscoito de gengibre.
Na verdade esse biscoito leva muito mais que gengibre: tem canela, cravo e melado. Essa receita é muito aromática e tem sabor bem marcante.

Massa gingerbread. Casinha de biscoito, ingredientes

Antes de assar os biscoitos vale a pena pensar na decoração da casinha. Se for usar itens feitos em pasta americana como eu fiz, é preciso modelar ou cortar as decorações pelo menos um dia antes para que elas sequem bem. Também dá pra usar caramelos, pirulitos, chocolates, confeitos e balas para a decoração.
Para decorar a minha casinha de biscoito, cortei círculos vermelhos e verdes para o teto, alguns corações, fiz um lacinho branco, bolinhas e alguns espirais brancos e vermelhos.

decoração casinha de biscoito, pasta americana

Aaah, não precisa de cortadores pra fazer a estrutura da casinha não! Vou disponibilizar o link aqui embaixo pra baixar os moldes em pdf. É só imprimir o arquivo, recortar nas linhas e usar os moldes para cortar a massa de biscoito.


O molde disponibilizado fará uma casinha de biscoito de cerca de 25cm de altura (a altura vai variar conforme a espessura da massa). Você notará que no arquivo há duas opções de janela (redonda e quadrada) e também molde para fazer uma chaminé se quiser.

Molde casinha de biscoito de natal

Para a casinha ficar bem firme é necessário abrir a massa do biscoito com pelo menos 5mm de espessura para cortar as estruturas, assim você garante que as paredes da casinha de biscoitos aguentarão o teto e que a construção será bem sucedida.

Depois da massa assada e fria nos formatos das paredes, chão e teto da casinha e de todos os enfeites secos, vem a hora da montagem e decoração. Para montar será necessário glacê bem duro (como se fosse um cimento). Eu uso pó para glacê real comprado pronto em lojas de confeitaria: é só adicionar água e bater na batedeira até atingir a consistência de um creme bem firme. Cada fabricante indica a quantidade de água necessária na embalagem.

Depois do glacê pronto, coloque em um saco de confeitar e una as estruturas da casinha usando o glacê como “cola”. Posicione o chão da casinha sobre um prato ou base, coloque glacê nas laterais e cole as paredes no chão. Também é necessário colocar glacê nas laterais das paredes para uma grudar na outra. Espere secar para colar o teto.

montagem casinha de biscoitos de natal

Depois do teto colado na casinha, vá posicionando os enfeites como desejar colando com o glacê. Se você quiser uma casinha inteira branca ou de outra cor, com as paredes coloridas, comece decorando os biscoitos com glacê fluido e depois de do glacê seco construa a casa.
Veja o post “Biscoitos de Natal Decorados”aqui no blog para aprender o ponto ideal do glacê para decoração de biscoitos.

construção casinha de biscoitos de natal

Após colar todos os enfeites, também fica legal fazer alguns detalhes com o glacê, como neve, bolinhas etc. Depois da casinha de biscoito inteira decorada é só deixar secar!

casinha de biscoitos decorada para Natal. Gingerbread house

Se você gostou da receita, compartilhe com os amigos. E aah, não esqueça de dar alguns biscoitos decorados de presente também, heim?

Feliz Natal!

Biscoito de Especiarias – Gingerbread

Ingredientes

  • 800g de farinha de trigo
  • 250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 2 ovos
  • 1 xícara de melado
  • 3 colheres de chá de canela em pó
  • 3 colheres de chá de gengibre em po
  • 1 colher de chá de cravo em pó
  • 1 colher de chá de sal

Preparo

  1. – Bata a manteiga e o açúcar na batedeira em velocidade média até se tornarem um creme fofo. Se for necessário, pare a batedeira na metade do processo para empurrar a massa que se concentra nas laterais do bowl;
  2. – Adicione os ovos, um por um. Reduza a velocidade da batedeira e adicione o melado;
  3. – Em outro recipiente peneire a farinha, especiarias e sal. Adicione a mistura dos secos no bowl e misture na velocidade baixa da batedeira ou com uma espátula. Nessa etapa, caso a massa fique grudenta mesmo após incluir toda farinha (isso pode acontecer devido a variação de tamanho dos ovos e condições do ambiente), adicione um pouco mais até que a massa não grude nos dedos;
  4. – Divida a massa em 4 porções, abra cada uma delas entre duas folhas de papel manteiga e leve para a geladeira por pelo menos 1h;
  5. – Use cortadores de biscoito para cortar a massa gelada nos formatos desejados. Caso esteja fazendo a casinha de biscoitos, use os moldes como guias para cortar a massa com uma faca ou estilete. Junte as rebarbas de massa, abra novamente e leve a geladeira para firmar. Repita o processo até usar toda a massa;
  6. – Depois de cortada nos formatos e posicionada na assadeira, retorne a massa para a geladeira. Ela precisar estar bem firme e gelada quando for ao forno;
  7. – Pré-aqueça o forno a 180°C;
  8. – Retire a massa já cortada da geladeira e leve ao forno para assar até que esteja levemente dourada (cerca de 20 minutos);
  9. – Ao retirar do forno, deixe os biscoitos esfriarem em uma grade;
  10. – Depois de completamente frios os biscoitos podem ser decorados, embalados ou congelados.

Receita adaptada de Sweetopia

Salvar esta Receita
Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
Deixe o seu comentário
Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.