14 outubro, 2016

Bolo de Chocolate Aromatizado

Hoje o bolo de chocolate não tem recheio nem cobertura, mas garanto que tenho um bom motivo pra deixar os cremes de lado só dessa vez.  Esse bolo de chocolate tem vários ingredientes especiais que dão aroma, textura macia e sabor bem diferente dos bolos de chocolate comuns.

Fatia de bolo de chocolate com cheirinho de mel e rum

Fatia de bolo de chocolate com cheirinho de mel e rum.

Apesar dos ingredientes não tão comuns nas massas de bolo como rum, mel, farinha de amêndoas (opcional) e creme de leite fresco, o preparo da massa é super simples: não precisa de batedeira nem de liquidificador!

Esse bolo é daqueles pra comer tomando um chá ou café, pra levar de lanche, pra dar de presente pra alguém que a gente gosta. É bem aconchegante.

Agora falando sobre as crianças e a questão do álcool (no caso rum, 70g para um bolo) no preparo da massa. Grande quantidade desse álcool usado no preparo evapora, mas não dá pra afirmar que 100% do álcool vai embora quando o bolo assa porque ele se combina com a água dos outros ingredientes da massa e aí vem toda a questão Química da história, então fica a critério de cada um servir ou não o bolo para as crianças, ok?

Bolo de Chocolate Aromatizado e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Bolo de Chocolate Aromatizado e polvilhado com açúcar de confeiteiro.

INGREDIENTES

Adaptada de Enciclopédia do Chocolate

  • 70g de chocolate amargo (70%)
  • 120g de manteiga
  • 6 ovos inteiros
  • 100g de mel
  • 170g de açúcar refinado
  • 100g de farinha de amêndoas (opcional, mas dá muito sabor a massa e contrinui para a textura final do bolo. Vale a pena usar. Caso não tenha, substituir pela mesma quantidade de farinha de trigo)
  • 160g de farinha de trigo
  • 10g de fermento químico
  • 30g de cacau em pó 100%
  • 160g de creme de leite fresco/pasteurizado
  • 70g de rum

PREPARO

– Coloque o chocolate picado e a manteiga em uma vasilha e derreta em banho maria ou no microondas (no caso do microondas, use potência média e mexa de 30 em 30 segundos até derreter completamente).
– Em outra vasilha coloque os ovos e com a ajuda de um fouet, misture com o mel e o açúcar. Adicione a farinha de amêndoas, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o cacau em pó e, em seguida, o creme de leite. Incorpore o chocolate derretido e a manteiga. Por último, misture o rum.
– Leve para assar em forno pré aquecido a 180°C em uma assadeira untada com manteiga e cacau em pó ou com spray desmoldante.
– Desenforme depois de frio e polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir.

Usei uma assadeira redonda com furo no meio, mas também dá para usar assadeira para bolo inglês.

Se você gostou da receita, compartilhe com os amigos e se ficou com alguma dúvida é só mandar pelos comentários ou pelo formulário de contato, certo? 😉

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
Deixe o seu comentário
Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.