27 fevereiro, 2017

Bolo de Laranja Tradicional

Esse bolo de laranja tem gostinho de casa de vó, de tia, de domingo a tarde com a família, de uma tarde gostosa com as amigas… Sou fã inegável de comfort foods (alimentos que trazem aquele aconchego pro coração) e bolos simples sem cobertura, desses para tomar com café ou chá, estão entre os alimentos que me trazem sensação de conforto. E acredite: preparar essas delícias também eleva a alma!

Bolo de Laranja com calda aromatizada de especiarias

Bolo de Laranja com calda aromatizada de especiarias

Bem úmido, esse bolo de laranja leva uma calda por cima que é aplicada ainda morna. Aah, ele também é bem fofinho por conta do ar que é incorporado na massa durante o preparo.

Bolo de Laranja

Bolo de Laranja

Pra garantir um bolo muito saboroso, use suco de laranja natural, laranjas espremidas na hora com amor e carinho.  Quanto ao tipo de laranja, gosto de usar laranja pêra, acho que tem acidez e doçura na medida certa, mas fique a vontade para testar com outros tipos de laranja também.

Ingredientes: bolo de laranja tradicional

Ingredientes: bolo de laranja tradicional

Essa receita rende bastante massa e ela cresce bem, então use uma assadeira bem grande ou faça como eu que distribui a massa entre uma assadeira com buraco no centro de 27 cm de diâmetro e uma forma descartável para bolo inglês, assim não transborda massa, não suja seu forno e tudo fica bem.

Abaixo deixo a receita bem explicadinha com as quantidades e modo de preparo. Se você gostar da receita, compartilhe com os amigos e me conte também 🙂

INGREDIENTES

  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 4 xícaras de chá de açúcar
  • 6 ovos
  • 4 xícaras de suco de laranja natural (cerca de 10 laranjas espremidas)
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 2 paus de canela
  • 2 cravos da índia
  • 2 colheres de sopa de açúcar

PREPARO

– Pré aqueça o forno a 180°C e unte a assadeira com manteiga e farinha de trigo
– Separe as claras e as gemas
– Reserve 2 xícaras do suco de laranja que será usado para a calda
– Na batedeira, coloque o açúcar e a manteiga e misture. Essa mistura se tornará uma farofa
– Acrescente as gemas e bata até que se torne um creme
– Adicione a farinha de trigo e o fermento intercalando com o suco de laranja até que esteja completamente misturado e homogêneo
– Em outra vasilha, bata as claras em neve
– Incorpore as claras em neve na mistura da massa delicadamente para não perder o ar que foi incorporado. Vá misturando de fora pra dentro, do centro pra fora, com bastante delicadeza.
– Coloque a massa na assadeira e leve ao forno até que esteja levemente dourada por cima ou até que, ao fazer o teste do palito, ele saia sequinho.
– Deixe esfriar e desenforme o bolo
– Para a calda, leve as duas xícaras de suco que foram reservadas ao fogo junto com as duas colheres de sopa de açúcar, o cravo e a canela. Deixe levantar fervura, aguarde 3 minutos e desligue o fogo. Aplique a calda no bolo quando ainda estiver morna.

Bolo de laranja para compartilhar com quem você ama

Bolo de laranja para compartilhar com quem você ama

 

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
Deixe o seu comentário
Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.