07 janeiro, 2016

Brownie com nozes

Já tive muitas tentativas frustradas em relação a brownies, mas depois de muitos erros e ajustes de receitas tenho algumas queridinhas que vou dividir com vocês ao longo do tempo. No fundo, no fundo, além do equilíbrio de ingredientes o segredo para chegar ao brownie perfeito é o tempo de forno: Se assar pouco ele não sai nunca mais da assadeira [tristeeeeza] e se assar muito ele fica seco e vira bolo. Essa receita é de um brownie com nozes bem cremoso que fica muito gostoso se servido com uma bola de sorvete de creme ou baunilha, Vale aquecer o pedaço por 10 segundos no microondas pra servir.

Brownie de nozes bem cremoso!

Brownie de nozes bem cremoso!

Você vai precisar de duas vasilhas para misturar os ingredientes da receita, mas ao separá-las, não esqueça de checar se tem todos os ingredientes da receita e deixar tudo pesado ou medido. Primeiro misture os ovos com os açúcares em uma das vasilhas criando mínimo possível de espuma.

Mistura de ovos, açúcar refinado e açúcar demerara para o brownie de nozes.

Mistura de ovos, açúcar refinado e açúcar demerara para o brownie com nozes.

Na outra vasilha derreta o chocolate e a manteiga juntos. Depois, peneire sobre essa mistura a farinha de trigo, o cacau em pó e o sal.

Farinha de trigo, cacau em pó e sal. É só misturar no chocolate e manteiga derretidos.

Farinha de trigo, cacau em pó e sal. É só misturar no chocolate e manteiga derretidos.

Agora, junte a mistura de chocolate com a mistura dos ovos, mas não precisa bater, é só misturar. Pronto, a massa está feita! Fácil, né? Despeje a massa em uma assadeira untada com manteiga e cacau em pó ou com papel manteiga untado no fundo. Por cima da massa coloque as nozes picadas e, se quiser, pode colocar gotas ou pedacinhos de chocolate também. Eu usei gotas de chocolate ao leite pra ter um sabor diferente na superfície do brownie. Massa de brownie com nozes e gotas de chocolate pronta para ir ao forno!

Uuuuhm, mais uma foto pra dar água na boca: brownie de nozes...

Uuuuhm, mais uma foto pra dar água na boca: brownie com nozes e gotas de chocolate…

Leve o brownie pra assar no forno pré-aquecido por volta de 30 minutos, mas vá checando o ponto. O ideal é tirar do forno quando a superfície estiver rachada e sem brilho e quando você notar que a massa não está mais líquida dentro da assadeira. Depois que estiver totalmente frio já dá pra cortar em quadrados. Pra ajudar no momento do corte, vale levar o brownie já frio por 15 minutos no freezer.

Pronto, aqui está o brownie só esperando a bola de sorvete

Pronto, aqui está o brownie só esperando a bola de sorvete

Aqui vai a receita que foi adaptada do livro Encyclopédie du Chocolat:

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 3/4 de xícara de açúcar refinado (120g)
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara ou açúcar cristal(120g)
  • 90g de chocolate meio amargo ou amargo
  • 2/3 de xícara de manteiga (170g)
  • 2/3 de xícara de farinha de trigo (80g)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (15g)
  • 1 pitada de sal
  • Nozes e gotas de chocolate à gosto

Preparo

– Em uma tigela misture os ovos e os açúcares fazendo o mínimo possível de espuma – Em outro recipiente derreta o chocolate e a manteiga. Pode ser no microondas ou em banho maria. – Peneire a farinha e o cacau em pó sobre a mistura de chocolate e manteiga – Misture com os ovos e açúcares sem bater. Apenas misture. – Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e cacau em pó ou forrada com papel manteiga untado. A assadeira pode ser redonda de 20cm de diâmetro ou retangular de 20x30cm  para essa quantidade de ingredientes. – Por cima da massa coloque as nozes picadas à gosto e as gotas ou pedaços de chocolate. – Leve ao forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos ou até que a superfície esteja rachada e perca o brilho. – Deixe esfriar completamente para cortar em quadrados e servir. A receita rende por volta de 12 quadrados de brownie, mas depende do tamanho, né? Hahahaha Aproveitem a receita e mandem as dúvidas! 😉

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
1 Comentário no blog
  1. Bárbara Ferraz - 23/06/16 - 12h42

    pro brownie não grudar basta vc colocar uma folha de papel manteiga na forma antes de despejar a massa 😉

Deixe o seu comentário
Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.