11 agosto, 2016

Cuca de Banana e Doce de Leite

Fiz uma viagem com amigos para o Sul do Brasil, mais precisamente para Poço das Antas, um município do Rio Grande do Sul bem pequenininho e cheio de pessoas amáveis e queridas que fazem comidas deliciosas. Uma das coisas muito boas de lá eram as cucas e quando voltei tive que reproduzir a receita de cuca em casa.

Cuca de banana com doce de leite quentinha!

Cuca de banana com doce de leite quentinha!

As cucas são um tipo de pão doce alemão com uma cobertura cremosa que leva por cima uma farofa doce crocante. A cobertura pode ser de geleia de frutas ou algo mais gordinho tipo um doce de leite como usei nessa receita.

Como a massa é de pão o fermento usado é o biológico, o mesmo que usei na receita dos rolinhos de canela. Isso não dificulta em nada o preparo da receita já que o fermento biológico também é vendido na versão seca, em potinho, assim como o que usamos para bolo, ou seja, você pode comprar e guardar em casa sem que ele estrague na mesma semana. 😉 Bom, chega de falatório e vamos a receita!

A massa da cuca é feita na batedeira e depois precisa descansar até dobrar de volume, o que leva cerca de 1h30, dependendo da temperatura do dia. A carinha da massa é a seguinte:

Massa da cuca assim que foi para a assadeira. ~ Atenção para os braços do namorado se esforçando para tirar a foto. Obrigada pela ajuda, amor! ~

Massa da cuca assim que foi para a assadeira. ~ Atenção para os braços do namorado se esforçando para tirar a foto. Obrigada pela ajuda, amor! ~

Enquanto a massa descansa você prepara a farofa e ainda dá tempo de descansar um pouco. Para a farofa é só misturar tudo com a pontinha dos dedos. Não poderia ser mais fácil, né?
E então chega a hora mais legal (antes de comer, é claro!), rechear a cuca! Aí vão as etapas:

Etapas de montagem da cuca de banana com doce de leite: primeiro coloque as bananas fatiadas, por cima o doce de leite e depois a farofa.

Etapas de montagem da cuca de banana com doce de leite: primeiro coloque as bananas fatiadas, por cima o doce de leite e depois a farofa.

Depois de rechear a cuca, deixe que a massa descanse por mais 45 minutos e leve para assar no forno pré aquecido a 180°C até que a farofa comece a dourar.

Aqui embaixo está a receita com as quantidades. Se gostou, compartilhe com os amigos e curta a receita e aaah, a dica de ouro é servir a cuca morna com sorvete de creme. 😉

INGREDIENTES

Massa

  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco (ou 1 sachê) (10g)
  • 60 mL de água morna
  • duas gemas (40g)
  • 1 ovo inteiro (55g)
  • 1/2 xícara de açúcar (90g)
  • 1 xícara de leite (200g)
  • 100g de manteiga sem sal
  • 2 xícaras de farinha de trigo (de preferência tipo 00) – 300g
  • uma pitada de sal
  • 1 colher de chá de noz moscada (4g)
  • raspas de casca de um limão

Recheio

  • Doce de leite (usei cerca de 250g)
  • 7 bananas fatiadas em rodelas

Cobertura (farofa crocante)

  • 90g de manteiga sem sal gelada
  • 1/2 xícara de açúcar (90g)
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo (120g)
  • uma pitada de canela em pó

PREPARO

Massa e Montagem

– Em um potinho coloque a água morna e polvilhe uma colher de sopa de açúcar e o fermento. Deixe descansar por 5 minutos para que o fermento comece a trabalhar.
– Na batedeira coloque as gemas, o ovo, o restante do açúcar, a farinha e misture em velocidade baixa. Adicione a mistura de fermento e continue a misturar. Adicione o leite.
– Aumente a velocidade da batedeira e deixe bater por cerca de 10 minutos para desenvolver o glúten da massa. Adicione o sal, as raspas de limão e a noz moscada. Por fim acrescente a manteiga e bata até incorporar.
– Despeje a massa em uma assadeira untada com óleo (ou com spray desmoldante) e cubra com plástico filme. Deixe descansar por uma hora.
– Após o primeiro descanso da massa, distribua as fatias de banana até completar a assadeira e, por cima, distribua o doce de leite. Polvilhe por cima de tudo a farofa.
– Deixe a massa descansar por mais 45 minutos e leve ao forno 180°C por 1 hora ou até que a superfície comece a dourar.

Farofa

– Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos esfarelando até formar uma farofa com alguns pedaços de manteiga ainda inteiros.
– Deixe na geladeira até a o momento de montar a cuca.

Dá pra ser mais deliciosa? Cuca de banana com doce de leite bem cremosa.

Dá pra ser mais deliciosa? Cuca de banana com doce de leite bem cremosa.

 

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
5 Comentários no blog
  1. Renata - 17/12/16 - 19h41

    Ola! Qual o tamanho da forma utilizada?

  2. Goretti - 18/08/16 - 12h06

    Oi Ana tudo bem? Como não gosto de banana, poderia colocar maça no lugar? Bjs

  3. Goretti - 17/08/16 - 23h30

    Oi Ana td bem? A banana poderia ser substituída por maçã? Não gosto de banana rsrsrs

Deixe o seu comentário

Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.