25 outubro, 2016

Cupcakes de Halloween – Decoração Passo a Passo

Outubro está quase terminando e merecemos cupcakes de Halloween decorados pra comemorar! Dessa vez ensino o passo a passo das decorações em pasta americana, algo inédito aqui no blog.

Pra entrar no clima, escolhi cupcakes com massa de baunilha, recheio de frutas vermelhas (saangue), cobertura de chocolate e para decorar, abóboras e uma lápide. Vamos lá? 😉

Cupcakes de Halloween: baunilha, frutas vermelhas, chocolate ao leite, Oreo e decoração em pasta americana

Cupcakes de Halloween: baunilha, frutas vermelhas, chocolate ao leite, Oreo e decoração em pasta americana

Antes de começar a modelagem das figuras, vamos a questão da pasta americana. Normalmente usamos a pasta americana para cobrir bolos por ser uma massa macia, molinha e que não endurece totalmente quando seca. Já para modelar figuras que decoram bolos por exemplo, usamos a massa para pastilhagem, que é uma massa mais sequinha, que fica bem dura quando seca, garantindo que a figura fique inteira e não ceda depois de um tempo. No caso desses cupcakes, usei a pasta americana porque as figuras são bem pequenas e não precisam de sustentação. Prefiro comprar a pasta americana pronta que já vem no ponto certo para usar e é só tingir com corante gel da cor que quiser 😉

Para fazer as abóboras serão necessárias as cores de pasta americana laranja, marrom e verde, alguns palitos de dente e uma esteca (no formato da esteca da imagem abaixo, azulzinha, ou, caso não tenha, use o palito de dente mesmo).

Passo a passo: modelagem de abóbora halloween

Passo a passo: modelagem de abóbora Halloween

1. Comece fazendo uma bolinha com a massa laranja e achate levemente.
2. Usando a esteca ou o palito, faça cavidades formando os gomos da abóbora.
3. Faça um furo na parte superior da abóbora para depois encaixar o caule e as folhas.
4. Com a massa verde, faça minhoquinhas e enrole nos palitos de dente. Deixe secando até firmar.
5. Com a massa marrom, faça uma coxinha bem pequena e depois achate formando um galho.
6. Passe um pouquinho de água no furinho da abóbora. Cole uma folha verde e por cima um galho marrom. Deixe a abóbora secando de um dia para o outro antes de aplicar no cupcake.

Para a lápide, usei um cortador em formato de gaiola. Sim, nem sempre temos um cortador no formato exato que precisamos, então o jeito é improvisar! Caso você não tenha um cortador parecido com esse, você pode abrir a massa e cortar com um estilete ou esteca no formato. 😉
Para a lápide, só vamos usar a pasta americana tingida de cinza, o rolo para abrir a massa e caneta com tinta comestível preta.

Como fazer lápide de pasta americana

Como fazer lápide de pasta americana

1. Abra a massa com meio centímetro de espessura. Não pode ser muito fina para que a lápide tenha sustentação para ficar de pé no cupcake.
2. Corte com o cortador ou com estilete/esteca. No meu caso, usei o cortador e depois o estilete para “destacar” a parte do triângulo que não usei.
3. Deixe a lápide secar de um dia para o outro e só então escreva as iniciais RIP (rest in peace = descanse em paz, em inglês).

Proonto, agora você já tem as lápides e as abóboras para decorar seus cupcakes! 😉

R.I.P (rest in piece - descanse em paz): lápides em pasta americana

R.I.P (rest in peace – descanse em paz): lápides em pasta americana

Abóboras fofinhas prontas pra decorar os cupcakes de halloween!

Abóboras fofinhas prontas pra decorar os cupcakes de halloween!

Bom, agora faltam os cupcakes, certo?

A massa de baunilha que usei nessa receita é a mesma do cupcake napolitano que ensinei outro dia aqui no blog.
Como recheio usei geléia de morango comprada pronta que além de dar um azedinho que vai contrastar com a cobertura, é um vermelhão que imita sangue quando o cupcake for mordido.

Recheando os cupcakes de Halloween com geléia de morango

Recheando os cupcakes de Halloween com geléia de morango

Para cobertura usei ganache de chocolate ao leite e o pozinho que imita terra é bolacha Oreo triturada.  Aí vai a receita da ganache:

Ganache de Chocolate ao Leite

INGREDIENTES

  • 500g de chocolate ao leite picado
  • 180g de creme de leite UHT

PREPARO

– Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (nesse caso utilize potência média e pare o microondas de 30 em 30 segundo para mexer até que o chocolate derreta completamente)
– Misture o creme de leite
– Deixe esfriar completamente.

Para montar os cupcakes, aplique a ganache no topo do cupcake usando uma espátula e polvilhe bolacha triturada sobre a ganache. Depois disso acomode a abóbora e a lápide por cima da ganache e sirva. É importante só colocar a decoração sobre o cupcake no dia de servir (o mais próximo possível do momento de servir, na verdade). A ganache é úmida e aos poucos sua umidade vai passando para a pasta americana, fazendo com que ela amoleça.

E aí, vai resistir?

E aí, vai resistir?

Se você gostou do post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! 😉 E se vocês gostaram e quiserem mais posts com modelagens em pasta americana, me digam pelos comentários ou mandem pelo formulário de contato que farei mais posts como esse. Beijos, beijos!

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
Deixe o seu comentário

Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.