11 março, 2016

Brigadeiro e Seus Segredos

Essa receita de brigadeiro é bem tradicional e ficou beem gostosa! Na verdade tudo começou quando ganhei o “O Livro do Brigadeiro”, Juliana Motter, criadora dos brigadeiros gourmet. Li o livro bem rapidinho e aí não parei de pensar em como chegar ao brigadeiro perfeito.

Brigadeiros lindos

Brigadeiros prontos para a festa…

São vários fatores que contribuem para o boom de sabor!

Usar manteiga de verdade, daquela bem cremosa,  a mais pura possível, faz muita diferença. A gordura da boa manteiga dá sabor à receita e também ajuda a criar um brigadeiro aveludado. Nada de margarina!

E por que usar gema no brigadeiro? Quando o ovo é aquecido suas proteínas coagulam e ajudam a espessar o líquido. A gema, além de agir como espessante, por ser rica em gorduras dá mais sabor à massa e ajuda a torná-la sedosa.

E o granulado? Eis um detalhe que não é só um detalhe no brigadeiro! Não adianta caprichar nos ingredientes e preparo do brigadeiro e depois usar um granulado meia boca, né? Os granulados em geral são confeitos sabor chocolate, ou seja, não são chocolate puro, de verdade.  Eles tem gordura vegetal hidrogenada na composição, o que dá aquela sensação de o confeito nunca derreter na boca. Há opções de granulados de chocolate puro, que derrete na boca: são os granulados de chocolate belga. Eles estão disponíveis pra compra em vários formatos (quadradinhos/Splits, os velhos conhecidos palitinhos, uns rolinhos bem pequenininhos…) nas lojas especializadas em confeitaria. Outra forma de enrolar os brigadeiros é usando raspas de chocolate feitas em casa.

Brigdeiro no tacho de cobre

Brigadeiro feito no tacho de cobre com muuuito amor!

E a panela, faz diferença? Siiim! Panelas de diferentes materiais distribuem o calor de forma mais uniforme, menos uniforme e ajudam ou não a queimar o brigadeiro. Na verdade isso é algo que sempre observei, mas nunca ninguém havia me dito qual era a melhor panela para cozinhar brigadeiro. No livro, a Juliana fala sobre os tachos de cobre que eram usados antigamente para o preparo do doce. A vigilância sanitária proíbe o uso das panelas de cobre em cozinhas profissionais por concluir que ela libera cobre durante o uso e que ele pode ser prejudicial a saúde se for consumido em excesso. Óbvio que não sosseguei enquanto não comprei minha panelinha de cobre para testar se essa distribuição de calor uniforme faz mesmo a diferença. E faz. Vale a pena ter uma em casa pra preparar o docinho. Aaah, e por favor, já que estamos em casa, faça o brigadeiro usando colher de pau!

O ponto do brigadeiro: o brigadeiro para bolear e passar no granulado está pronto quando a massa desgruda do fundo da panela. É importante sempre cozinhar o brigadeiro em fogo baixo para evitar aqueles gruminhos de açúcar cristalizado que se formam e depois grudam no dente na hora de comer.

Massa do brigadeiro esfriando

Massa do brigadeiro esfriando

Vou deixar pra vocês a minha adaptação das receitas de brigadeiro do “O Livro do Brigadeiro”. Os docinhos ficaram deliciosos enrolados em granulado de chocolate belga ao leite.  E você, tem sua receita queridinha de brigadeiro?

INGREDIENTES

Rendimento: em torno de 20 brigadeiros de 20g cada.

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó 50%
  • 2 colheres de sopa de manteiga (de verdade) sem sal
  • 1 gema de ovo caipira
  • Granulado ou raspas de chocolate para enrolar – usei Splits ao leite 9M da Callebaut
  • Manteiga para enrolar e para untar o prato

PREPARO

– Misture em uma panela o leite condensado, o cacau em pó, a manteiga e a gema
– Leve a massa ao fogo baixo e não pare de mexer até que o massa desgrude do fundo da panela.
– Despeje a massa em um prato untado com manteiga e espere esfriar.
– Enrole os brigadeiros untando a mão com manteiga e passe no granulado.

Brigadeiro de festa

Mais uma foto pra te deixar com água na boca e muita vontade de ir correndo preparar seus brigadeiros! 😉

Dicas

– Os brigadeiros  ficam muito mais saborosos se feitos e consumidos no mesmo dia, mas nem sempre é possível, né? Caso não tenha jeito e você queira congelar ou refrigerar o brigadeiro, congele ou guarde na geladeira a massa pronta em um recipiente bem fechado e enrole e passe no granulado quando estiver em temperatura ambiente novamente.
–  Algumas lojas onde você pode comprar granulado de chocolate belga online são: Loja Santo Antônio e Central do Sabor. As lojas fracionam as embalagens originais dos granulados, que são de 1kg. Viva à economia!
– O tamanho/peso dos brigadeiros de festa padrão é 15g e aqueles mais rechonchudos pesam, normalmente 20g.

Me contem se também sentiram diferença ao fazer o bom e velho brigadeiro com alguns cuidados a mais! 😉

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
7 Comentários no blog
  1. Sueli vieira - 23/07/17 - 23h58

    Amei as dicas..😘

  2. Fernanda - 06/06/17 - 15h29

    Muito Obg pelas dicas mil bjs 😘 Sucesso p vc .

  3. Quéren Ramos - 05/06/17 - 15h39

    Como você calcula os confeitos do brigadeiro?

  4. zoraide - 08/05/17 - 15h42

    Tem que ser ovo caipira ???

    • Ana Luiza - 18/05/17 - 15h41

      Oi Zoraide, não necessariamente precisa ser ovo caipira. Se o ovo que você for usar estiver muito pequeno, use duas gemas. Beijos!

Deixe o seu comentário

Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.