30 março, 2017

Cupcakes X Muffins – Diferenças

Os dois são bolinhos pequenininhos, bonitinhos, simpáticos e deliciosos, mas você já notou que eles tem algumas diferenças entre si? Cupcakes e muffins não são a mesma coisa não! E hoje vou falar sobre as diferenças entre eles.

cupcakes e muffins diferenças entre eles

A Massa e o Preparo

A diferença básica e mais marcante entre um muffin e um cupcake é o preparo. Muffins são bolinhos de preparo rápido onde os ingredientes secos são misturados em um recipiente e os úmidos em outro e depois tudo é misturado. Os cupcakes são bolinhos feitos com técnicas de bolo.

Os cupcakes são basicamente bolos pequenos (como o nome diz, bolos de xícara), o preparo é feito a partir de uma técnica usada para preparar bolos, como por exemplo técnica de massa cremosa onde, na batedeira coloca-se manteiga em temperatura ambiente e açúcar para bater até formar um creme claro e fofo e depois adicionam-se os ovos. Outras técnicas também podem ser usadas, mas essa é a mais comum.

Muffins. Foto por wellplated.com

Muffins. Foto por wellplated.com

Os muffins são preparados com gordura líquida, normalmente óleo, que deixa a massa mais úmida depois de fria, mas também emprega-se manteiga derretida em algumas receitas. Outro ponto é que os muffins levam menos açúcar no preparo da massa do que os cupcakes.

Recheio e Cobertura

A maioria dos cupcakes tem massa com base de manteiga e a manteiga quando fria endurece, fazendo com que, por natureza, a massa dos cupcakes seja mais durinha e tenda a esfarelar, o que não é um problema já que na grande maioria das vezes os cupcakes recebem recheios bem úmidos e coberturas cremosas. Outro ponto é que a manteiga da massa dá muito sabor ao bolinho, então uma coisa compensa a outra (sabor compensa a textura e o recheio e cobertura também ajudam a deixar o bolinho perfeito).

Já os muffins costumam receber o recheio misturado na própria massa: gotas de chocolate,  frutas (banana, frutas vermelhas, uvas passas, frutas secas), oleagenosas (nozes, avelãs, castanhas) e o que a criatividade mandar.

cupcakes diferenças em relação aos muffins

Note que um caso um muffin receba um glacê como cobertura ou algum outro creme, ele não deixa de ser um muffin, não se torna um cupcake! Sua massa continua tendo as mesmas características: preparo rápido, gordura líquida na receita, pouco açúcar na massa. E se um cupcake não for recheado (o que é comum principalmente nos mini cupcakes), ele não vira muffin. Sua massa foi preparada como massa de bolo, é bem docinha, esfarela com facilidade. 😉

Além de todas essas diferenças, há também o fato de os muffins serem bolinhos mais servidos para lanches e café da manhã e os cupcakes serem servidos como docinhos de festa, lembrancinhas ou até mesmo substituírem o bolo da festa.

Agora que você já sabe as diferenças entre cupcakes x muffins, aproveite para navegar pelas palavras chave e ver as receitas que já postei por aqui. Aaah, não esquece de me contar se você gostou desse post e caso tenha alguma dúvida, me mande pelos comentários. 🙂

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
Deixe o seu comentário

Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.