23 setembro, 2017

Mousse de Chocolate

Se você está pensando em uma sobremesa gelada, fácil de preparar, que leva poucos ingredientes e que impressione, vá de mousse de chocolate! Além de poder ser servida tanto em porções individuais quanto em uma vasilha grande para todos se servirem, você pode decorar com frutinhas, raspas de chocolate, cacau em pó… É bem versátil!

mousse de chocolate

Nessa receita tudo começa com um creme inglês: creme a base de gemas, açúcar e leite que dará sabor e ajudará a mousse a ter uma textura acetinada. Pra fazer o creme basta misturar as gemas com o açúcar, aquecer o leite, juntar a mistura e levar ao fogo baixo mexendo até chegar no ponto napê. Esse ponto acontece quando você mergulha a colher no creme, retira e ao passar o dedo no creme se forma um caminho na colher, sem escorrer. Assim que chegar no ponto é só retirar o creme da panela, colocar em um potinho e esperar esfriar pra usar na mousse.

Com o creme inglês já frio, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly e em paralelo derreta o chocolate.
chantilly e chocolate derretido para mousse de chocolate

Misture um pouco do creme de leite batido com o chocolate pra dar leveza e em seguida misture o creme inglês que estava reservado. Mexa com uma colher ou espátula até que tudo esteja incorporado.

mousse de chocolate preparo

Depois disso é hora de incorporar o restante do creme de leite batido, mas agora a mistura deve ser feita com um fouet, com calma e carinho para não estragar as bolhas de ar que ficarão no interior da mousse (e formarão aqueles furinhos). Incorpore a mistura mexendo de fora pra dentro, debaixo pra cima e assim por diante até que tudo esteja misturado.

preparação de mousse de chocolate

Distribua a mousse de chocolate em porções individuais ou coloque em um recipiente grande bem bonito para servir. Leve para a geladeira. Quanto mais gelada estiver a mousse no momento de servir, melhor. Então o ideal é deixar gelar de um dia para o outro ou pelo menos umas 4 horas para a mousse ficar firme.

No momento de servir peneire por cima cacau em pó e decore com morangos ou raspas de chocolate. Fica lindo!

mousse de chocolate com morango

Mousse de Chocolate

Rendimento: 10 porções individuais

Ingredientes

  • 100g de leite integral
  • 120g de açúcar
  • 80g de gemas de ovos
  • 250g de chocolate meio amargo (usei Chocolate Callebaut 54,5%)
  • 550g de creme de leite pasteurizado/fresco bem gelado

Preparo

  1. – Peneire as gemas e misture com o açúcar
  2. – Aqueça o leite e misture nas gemas e açúcar com um fouet. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até o ponto napê: ponto em que mergulha-se uma colher no creme e ao passar o dedo na colher se forma um caminho, sem que o creme escorra.
  3. – Reserve o creme inglês e deixe esfriar completamente
  4. – Bata o creme de leite fresco gelado na batedeira até formar picos (ponto de chantilly)
  5. – Derreta o chocolate em microondas (potência média) ou banho maria
  6. – Misture uma parte do creme de leite batido no chocolate, junte o creme inglês e misture até estarem completamente incorporados.
  7. – Misture o restante do creme de leite fresco batido delicadamente com um fouet
  8. – Distribua em taças, ramekins ou coloque toda a mistura em uma vasilha
  9. – Leve a mousse de chocoalte para geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir

Dicas: sirva com cacau em pó peneirado por cima e decore com morangos

Salvar esta Receita

Se você gostou da receita, não deixe de compartilhar com os amigos!

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
4 Comentários no blog
  1. Marcela - 13/11/17 - 17h29

    Oi, tudo bem?

    Fiz a mousse e ficou uma delícia, só tenho algumas ressalvas.
    Não tenho experiência na cozinha, e acho que algumas informações ficaram pouco claras.

    1) O creme inglês talhou da primeira vez e na segunda, após ferver o leite e misturá-lo com as gemas e açúcar, deu certo. Acho legal citar que o leite tem que ficar no ponto de fervura, antes de misturá-lo. Outra coisa, vi em um vídeo, que tem uma temperatura ideal pra deixá-lo no fogo. Como não tinha termômetro apropriado para isso, tive que ficar mexendo, e tirando do fogo por uns instantes pra não talhar, porque se deixar em fogo baixo direto, ele talha com facilidade. Foi um “jeitinho” que acabou dando certo, mas se tiver alguma técnica mais assertiva, seria legal colocar.

    2) Como eu não achei creme de leite fresco, comprei aquele mix pronto pra chantilly e bati até chegar ao ponto certo (de chantilly mesmo). Só que ficou gigantesca a quantidade. Quando fui misturar com o chocolate, fiquei com medo de ser muito chantilly pra pouco chocolate, e no fim das contas, não rendeu o quanto deveria, eu acho. :/ O ideal seria misturar o resultado desses “550g líquidos” em “forma de chantilly”? (não pesei pra ver quanto ficou de chantilly no total).

    3) Acho que seria legal a foto de cada “misturinha” no processo. Eu nem sabia o que era um creme inglês na vida antes de tentar essa receita, rs. (Nem ponto napê, nem fouet, etc, rs…). Ajuda demais quem é inexperiente!

    Abraços!

    • Ana Luiza - 21/11/17 - 16h09

      Oi Marcela, tudo bem? Obrigada por compartilhar os detalhes da sua experiência. Vou atualizar o post com mais informações, inclusive falando mais sobre o creme inglês. Em relação ao chantilly,nunca tentei preparar usando a mistura pronta no lugar do creme de leite fresco, mas olhei as informações de ingredientes de algumas marcas e as misturas tem vários outros ingredientes além de creme de leite como espessantes, emulsificantes, etc que com certeza fazem a proporção mudar em relação ao creme de leite fresco, por isso dá diferença na quantidade.

  2. Leilah Nogueira - 12/11/17 - 15h39

    Amo mousse, mas nunca tive coragem de fazer, até ontem. Inventei de fazer mousse de doce de leite, para fazer de recheio de bolo, estou esperando dar a hora de provar *—*

Deixe o seu comentário

Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.