06 fevereiro, 2019

Panna Cotta de Chocolate e Baunilha

Panna Cotta é uma sobremesa de origem italiana a base de creme de leite fresco, açúcar e gelatina e que pode ter muuuitas variações a partir da receita original.

O que não pode mudar: precisa ter uma textura cremosa e aveludada.

panna cotta de baunilha com chocolate

O preparo é muito, muito simples e são necessários poucos ingredientes, além de ser uma sobremesa que você pode deixar pronta um ou dois dias antes sem problema algum. As camadas de baunilha e chocolate são feitas separadamente, mas os preparos são basicamente iguais.

Pra começar tanto a camada de baunilha quanto a de chocolate, hidrata-se a gelatina sem sabor incolor em pó. Enquanto isso o creme de leite vai ao fogo com o açúcar e uma pitada de sal até levantar fervura. Saindo do fogo a gelatina é incorporada ao molho de creme de leite e então é hora de saborizar, ou com o chocolate ou com a baunilha.

como retirar sementes da fava de baunilha. panna cotta de baunilha e chocolate

Para essa receita usar a fava de baunilha é essencial para garantir sabor, aroma e os lindos pontinhos das sementinhas da baunilha na panna cotta. A fava é como uma vagem e pode ser encontrada em grandes mercados, lojas de especiarias ou lojas especializadas em confeitarias. Meia fava é suficiente pra garantir muito sabor! Para retirar as sementes basta cortar a fava ao meio na horizontal com uma faca afiada e raspar as sementinhas.

montagem panna cotta de baunilha com chocolate

Pra facilitar na hora da montagem das panna cottas em copinhos, prefiro deixar o creme pronto esfriando em um copo (aqueles copos de mixer), assim não derramo nenhuma gotinha na hora de porcionar. Vejam só quantos pontinhos de sementes de baunilha!

A panna cotta também fica uma delícia se for servida com calda de frutas vermelhas ou de caramelo salgado.

panna cotta de chocolate com baunilha receita e passo a passo

Pra facilitar sua vida nessa receita, não deixe de dar uma olhada no post com alguns modelos de medidores de xícaras e colheres. 😉

Panna Cotta de Chocolate e Baunilha

Rendimento: 8 copinhos de 150mL cada aproximadamente

Ingredientes

Panna Cotta de Chocolate

  • 220mL de creme de leite fresco (dessa quantidade separe 30mL)
  • 1/2 + 1/8 de colher de chá de gelatina sem sabor incolor em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 30g de chocolate meio amargo (pelo menos 50% cacau)

Panna Cotta de Baunilha

  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 + 1/4 de colher de chá de gelatina incolor sem sabor em pó
  • 1 + 1/4 de xícara de chá de creme de leite fresco
  • 3/4 de xícara de chá de leite integral
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 fava de baunilha

Preparo

Panna Cotta de Chocolate

  1. – Coloque 30mL do creme de leite fresco em um potinho, polvilhe a gelatina em pó sem sabor por cima e deixe descansando por alguns minutos enquanto prepara o restante.
  2. – Em uma panela coloque o restante do creme de leite fresco (190mL), o açúcar e a pitada de sal e mexa. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até levantar fervura e o açúcar dissolver. Desligue o fogo.
  3. – Leve a gelatina com creme de leite ao microondas por 10 segundos. Misture. Coloque um pouco do creme de leite da panela no potinho e mexa. Leve agora toda a quantia do potinho para panela, juntando ao creme de leite quente. Mexa até dissolver completamente a gelatina. Junte o chocolate picado e mexa até que derreta.
  4. – Passe por uma peneira para retirar eventuais grumos e deixe em um copo até que fique em temperatura ambiente. De vez em quando mexa.
  5. – Quando atingir temperatura ambiente, distribua em taças ou copinhos.Leve a geladeira por pelo menos 3h ou ao freezer por 1h antes de colocar a próxima camada.

Panna Cotta de Baunilha

  1. – Coloque a água em um potinho, polvilhe a gelatina em pó sem sabor por cima e deixe descansando por alguns minutos enquanto prepara o restante.
  2. – Em uma panela coloque o creme de leite fresco, o leite integral, o açúcar e a pitada de sal e mexa. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até levantar fervura e o açúcar dissolver. Desligue o fogo
  3. – Leve a gelatina com a água (já terá endurecido) ao microondas por 10 segundos. Misture. Coloque um pouco do creme de leite da panela no potinho e mexa. Leve agora toda a quantia do potinho para panela, juntando ao creme de leite quente. Mexa até dissolver completamente a gelatina.
  4. – Passe por uma peneira para retirar eventuais grumos
  5. – Misture as sementes da fava de baunilha e deixe creme em um copo até que fique em temperatura ambiente. De vez em quando mexa.
  6. – Quando atingir temperatura ambiente, distribua por cima das camadas de panna cotta de chocolate.Leve a geladeira por pelo menos 3h antes de servir.

– A Panna Cotta pode ser feita com até 3 dias de antecedência!
– O rendimento (quantidade de porções) vai depender do tamanho das taças/copinhos que você usar
– Eu usei chocolate belga 54,5% cacau

Salvar esta Receita

Se tiver alguma dúvida, me deixe aqui nos comentários ou me mande através do formulário de contato. Aah, e não esqueça de compartilhar a receita com os amigos! 😉

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
Deixe o seu comentário
Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.