08 junho, 2017

Quindim – Truques para preparar a receita perfeita

Com pouquíssimos ingredientes é possível preparar aquele quindim delicioso que você compra nas confeitarias por aí. E pra ter sucesso na sua receita basta tomar alguns cuidados e respeitar as regras da receita!

receita quindim

A primeira regra é: respeite os tempos de descanso dos ingredientes. Para que o coco umedeça o açúcar e para garantir aquela camadinha mais durinha, a base do quindim, é necessário respeitar os tempos de descanso dos ingredientes. Não é balela da receita. Se não deixar descansar, não dá certo!

coco fresco ralado quindim

A segunda regra: use coco fresco para fazer quindim. Não dá certo com coco seco! A umidade do coco fresco é essencial para a receita.

Terceira regra: assar em banho maria. A água do banho maria sempre estará abaixo dos 100°C (quando atinge 100°C a água se transforma em vapor), sendo assim a água mantém a temperatura das forminhas baixa e a massa do quindim assa lentamente. Como as gemas começam a cozinhar a 55°C, mantê-las em uma temperatura baixa fará com que o quindim tenha textura macia e cremosa. Se o quindim fosse assado diretamente no forno e as gemas fossem submetidas a temperatura alta, o doce ficaria com textura talhada/granulada por conta do aquecimento rápido. Tipo leite talhado, sabe? Resumo: banho maria garante um quindim macio e com textura cremosa.

gemas quindim

Quindim

Rendimento: 16 quindins pequenos

Ingredientes

  • 200g de gemas (aproximadamente 10 unidades, dependendo do tamanho dos ovos)
  • 80g de coco fresco ralado
  • 30g de manteiga (2 colheres de sopa)
  • 200g de açúcar (1 xícara de chá)

Preparo

  1. – Misture o coco e o açúcar e deixe descansar por 10 minutos
  2. – Passe as gemas por peneira fina, sem pressionar nem esfregar. Fure as gemas com um palito e espere que elas passem pela peneira naturalmente.
  3. – Derreta a manteiga e misture com as gemas peneiradas
  4. – Junte a mistura de gemas e manteiga com a mistura de coco e açúcar. Mexa bem.
  5. – Deixe descansar por mais 30 minutos
  6. – Enquanto isso, unte forminhas para quindim com manteiga e polvilhe com açúcar
  7. – Após o descanso da massa, misture levemente e distribua nas forminhas. Leve para assar em banho maria em forno 180°C por 10 minutos cobertos com papel alumínio e por mais 15 minutos sem o papel alumínio. O tempo pode variar de forno para forno, então você pode espetar um palito e se o quindim estiver firme, já pode retirar do forno.
  8. – Retire do forno e desenforme os quindins ainda mornos. Se for necessário use uma espátula para ajudar a soltar das forminhas
  9. – Mantenha os quindins em geladeira até o momento de servir
Salvar esta Receita

Viu como a receita é simples? Outro ponto que vale a pena destacar é a questão do cheiro de ovo! Se você usar ovos frescos e peneirar as gemas do jeito certo (sem esfregar as coitadinhas na peneira) eliminando a película transparente que as envolve, os quindins não ficam com cheiro ruim de ovo.

quindins

Me conte quando fizer os quindins. Aah, e se você quiser fazer um quindão, basta quadriplicar a receita e usar uma forma de pudim no lugar as forminhas pequenas. Nesse caso o tempo de forno também ira aumentar um pouco, então fique de olho e retire do forno quando o quindim estiver firme.

Não esqueça de compartilhar a receita com os amigos!

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
2 Comentários no blog
  1. Varniel - 08/06/17 - 11h59

    Eu nunca fui fã de quindim, primeiro por causa do coco, que eu não gosto, e sei lá, sempre achei ele meio sem graça! xD
    Depois que fiz confeitaria, comecei a achar ele maravilhoso, mas ainda tinha o problema do coco. No meu tcc, fizemos uma versão com damasco que ficou uma delícia!

    • Ana Luiza - 08/06/17 - 12h42

      Oi Varniel, que delícia, adorei a ideia! Se quiser me mandar a receita, posso testar e colocar no blog como sugestão de variação do quindim. Beijos!

Deixe o seu comentário

Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.