12 janeiro, 2016

Rabanadas: Receita para o Ano Inteiro

Aqui em casa foi uma tia querida que preparou as rabanadas no último Natal e foi sucesso. A receita que vou ensinar é dela e tradicional na família. Essas rabanadas são boas pra comer quentes, frias e até geladas. Também comem com sorvete por aqui… Fica a dica.

Rabanadas prontinhas!

Rabanadas prontinhas!

E quem disse que só pode ter rabanada no Natal? Não dá pra esperar mais um ano todo, né? A receita é super fácil e barata e as rabanadas ficam úmidas, sem ficarem pesadas. Primeiro corte o pão em fatias de mais ou menos 2 cm de espessura.

Pão de rabanada esperando pra passar pela misturinha mágica.

Pão de rabanada esperando pra passar pela misturinha mágica.

Bata os ovos até fazer uma espuminha e depois acrescente o leite, leite condensado, canela e noz moscada.

Misturinha mágica da rabanada perfeita

Misturinha mágica da rabanada perfeita

Agora coloque o óleo pra esquentar enquanto embebemos os pães na misturinha. Coloque cada fatia na mistura, dê uma apertadinha pra umedecer o meio do pão e vire garantindo que fiquem bem úmidas. Escorra um pouquinho pra não sujar o óleo à toa e leve pra fritar.

Rabanada fritando ainda bem branquinha.

Rabanada fritando ainda bem branquinha.

Conforme for fritando as rabanadas, limpe o óleo retirando os restinhos de massa que ficam soltos na panela, assim você evita que as rabanadas fiquem com gosto de queimado ou muito escuras. Quanto tirar as rabanadas do óleo, coloque em um prato com papel absorvente. Deixe esfriar um pouco para então passar na misturinha de açúcar e canela.

Sirva as rabanadas quentinhas, frias ou até mesmo geladas.

Sirva as rabanadas quentinhas, frias ou até mesmo geladas.

Ingredientes

  • 5 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de leite (medida na lata de leite condensado)
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 pitada de noz moscada
  • misturinha de açúcar e canela para envolver
  • 1 pão para rabanada ou 5 pães franceses amanhecidos
  • Óleo para fritar

Preparo

– Corte o pão para rabanada (é só pedir exatamente assim na padaria) ou os pães franceses em fatias de 2 cm de espessura. O segredo é ser um pão firme, senão ele desmonta na hora de fritar e as rabanadas ficam pesadas. – Bata os ovos em uma vasilha grande até que comecem a espumar – Acrescente o leite condensado, leite, canela e noz moscada (se possível, ralada na hora) e mexa bem – Coloque o óleo para esquentar – Mergulhe cada fatia de pão na mistura e vire para garantir que fique úmido por dentro e dos dois lados. Deixe escorrer um pouco para retirar o excesso e frite em óleo quente – Ao retirar do óleo, disponha sobre um papel absorvente – Deixe esfriar um pouco e passe no açúcar e canela E se você está pensando em preparar as rabanadas para o Natal, veja também a receita de Brigadeirão que super combina com a ocasião. 😉

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
Deixe o seu comentário
Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.