09 fevereiro, 2016

Rosquinhas de Leite

Essas rosquinhas de leite vem de outros carnavais… Ano passado também fiz em uma festa de carnaval que rolou aqui em casa e foi um sucesso. Os confeitinhos coloridos ajudam a dar um ar carnavalesco, mas as rosquinhas são gostosas pra qualquer ocasião.

Rosquinhas de leite

Rosquinhas de leite prontas pra servir

E qual a diferença entre as rosquinhas e os donuts? As rosquinhas são feitas com fermento químico, o mesmo que usamos para fazer bolo, ou seja, a massa não precisa descansar e a reação química começa na mistura da massa e continua no momento da fritura. Já os donuts são feitos com fermento biológico, o mesmo fermento usado na fabricação dos pães, que exige crescimento antes da fritura da massa. Em resumo as rosquinhas são muito mais rápidas de fazer, porém sua textura é um pouco diferente da dos donuts em relação a textura principalmente, mas ambos são muito gostosos. Agora, vamos à receita?


Pra começar misture ovos, leite condensado e extrato de baunilha.

Ovos caipira

Ovos caipira com a gema bem amerela ou quase laranja: bem lindos!

Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e junte o fermento. Vá mexendo até dar o ponto: formar uma bola de massa que permita ser aberta, mas que ainda seja um pouco úmida e um tantinho pegajosa pra não ser uma massa seca.

Abra a massa e corte as rosquinhas de leite.

Rosquinhas de leite: corte

Aqui você escolhe se quer mini rosquinhas ou as maiores mais parecidas com donuts. Também dá pra usar cortadores em outros formatos…

Frite as rosquinhas em óleo quente, porém em fogo baixo e vá colocando sobre papel absorvente para que saia o excesso de óleo.

Prepare a cobertura conforme descrito na receita abaixo e aplique sobre as rosquinhas. Aah, dá uma olhadinha nas dicas ali embaixo também pra mais ideias de coberturas. 😉

INGREDIENTES

Rendimento: 30 rosquinhas de 10 cm de diâmetro

MASSA

  • 3 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo (usei 3 para dar ponto na massa e meia para polvilhar na mesa para abrir a massa)
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de fermento
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha ou 2 de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal

COBERTURA

  • suco de 1 limão
  • 8 colheres de sopa de leite
  • 3 xícaras de açúcar de confeiteiro

PREPARO

MASSA

– Misture os ovos,  leite condensado e o extrato de baunilha em uma vasilha grande.
– Acrescente a farinha aos poucos e o fermento em pó e vá mexendo até que desgrude  da vasilha e vá se formando uma bola de massa
– Quando a massa estiver no ponto ela desgruda das mãos porém não totalmente, precisando de um pouco de farinha para abrir. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar de acordo com o tamanho dos ovos e marca da farinha usada, então o que vale é chegar no ponto certo, ok?
– Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e corte em círculos usando cortadores. Em seguida use um cortador menor pra fazer o circulo do meio da rosquinha. Se não tiver cortadores, use pires de café e para a parte de dentro tampinhas de garrafa higienizadas.
– Frite as rosquinhas em óleo quente, porém em fogo baixo pra garantir que a massa fique cozida por dentro.
– Deixe esfriar.

COBERTURA

– Misture todos os ingredientes e mergulhe uma das superfícies da rosquinha na mistura.
– Polvilhe confeitos e espere secar.

DICAS

– Também dá pra cobrir as rosquinhas com chocolate, mas é preciso fazer a temperagem para que o chocolate cristalize corretamente. Eu já ensinei como fazer no post “Como temperar chocolate sem mistérios”. Dá uma olhada.
– Outra cobertura fácil e que será “tiro e queda” é a de açúcar e canela. É só passar as rosquinhas ainda mornas na misturinha.
– Se tiver com pressa e não quiser cortar as rosquinhas com cortador, faça “cobrinhas” de massa e una as pontas. Pronto, rosquinhas!

Rosquinhas de leite deliciosas para o chá da tarde

Uuuuhm 😉

 

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
Deixe o seu comentário
Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.