14 setembro, 2016

Torta de Morango

Agora que os morangos estão mais baratos menos caros, fazer uma torta bem linda e saborosa é ainda mais prazeroso. Torta de morango tem de todo jeito: umas com creme mais molinho, outras durinhas parecendo que levam gelatina no creme, algumas com a massa dura de doer, outras de massa mais macia, massa esfarelenta… A minha predileta é de creme macio, nada duro, daqueles que quando você corta uma fatia da torta, sai pelos lados do pedaço e a base da torta crocante, mas que derrete na boca.

Torta boa de morango é assim: cremosa, suculenta, fresquinha

Torta de morango: cremosa, suculenta, fresquinha

Primeiro escolha morangos bem bonitos, lave e seque bem! Secar os morangos faz com que eles demorem mais pra estragar.

Morangos prontos para rechearem minha torta.

Morangos prontos para rechearem minha torta.

A massa dessa torta é a mesma que usei nas Tortinhas de Limão, é uma Pâte Sucrée, ou seja, massa de torta bem docinha, que costumo usar em tortas de frutas.

Ingredientes prontos para preparar a massa da torta de morango

Ingredientes prontos para preparar a massa da torta de morango

O preparo da massa é bem simples! Basicamente juntam-se os ingredientes secos com manteiga gelada e cria-se uma farofa misturando com os dedos. Depois adicionam-se ovos e mistura-se até que a massa se una e forme uma bola. Depois disso é só abrir e usar!

Pâte sucrée na assadeira da torta

Pâte sucrée na assadeira da torta

Com a massa aberta na assadeira, faça furinhos com um garfo, coloque um papel manteiga por cima e pesinhos de cerâmica ou feijões para que a massa não cresça no forno. Leve pra assar em forno pré-aquecido até que comece a dourar. Depois, deixe esfriar completamente para usar.

E se sobrar, massa? (dependendo do tamanho da sua forma de torta, isso pode acontecer) Faça biscoitos!! Abra a massa com um rolo, corte nos formatos que quiser e leve para assar. Para dar um toque especial, polvilhe açúcar cristal por cima dos biscoitinhos antes de levar ao forno.

Biscoitos feitos com pâte sucrée.

Biscoitos feitos com pâte sucrée.

O creme dessa torta é resultado de vários testes: tira um ingrediente, coloca outro, adoça mais um pouco, tira um pouco de açúcar… e por aí vai. É bem simples de fazer: todos os ingredientes vão ao fogo misturados até que o creme fique grossinho. Depois ele precisa gelar bem tampado com plástico filme.

Pâte sucrée + creme: quase uma torta de morango

Pâte sucrée + creme: quase uma torta de morango

Depois do creme gelado, coloque-o sobre a base da torta (já fria) e cubra toda a superfície com morangos. Eles podem ser cortados ao meio (como eu fiz), fatiados, inteiros, do jeito que você achar mais bonito.

Para dar brilho no morango, faça uma misturinha de gelatina de morango, água e polvilho doce, leve ao fogo e forme uma calda. Quando ela estiver morna, aplique sobre os morangos. Essa calda é opcional, mas além do brilho, também dá um gostinho a mais. Leve a geladeira por pelo menos duas horas e pronto: você tem a melhor torta de morango!

Tcharaaam! Torta de morango pronta, cremosa, crocante, macia... Tudo junto!

Tcharaaam! Torta de morango pronta, cremosa, crocante, macia… Tudo junto!

Deixo aqui embaixo todos os ingredientes com suas quantidades e o modo de preparo bem explicadinho. Se tiverem dúvidas, coloquem nos comentários ou me mandem pelo formulário de contato. 😉 Aaah, e se você gostou da receita, compartilhe com seus amigos pelo facebook. 🙂

INGREDIENTES

Rendimento: 1 torta de 22cm de diâmetro

Massa – Pate Sucree

  • 1 e 3/4 de xícara de chá de farinha de trigo (250g)
  • 6 colheres de sopa de manteiga gelada cortada em cubinhos (125g)
  • 2/3 de xícara de chá de açúcar impalpável (125g)
  • 1 pitada de sal (3g)
  • 1 1/2 ovos (75g) – pra conseguir essa proeza se você não tiver uma balança, misture dois ovos com um garfo e descarte 1/4 da mistura.
  • 1/2 xícara de chá de farinha de amêndoas (75g) –  se não tiver, use farinha de trigo no lugar, mas ela dá um sabor bem gostoso na massa

Recheio

  • 500 mL de leite integral
  • 300g de creme de leite freco ou 1 lata de creme de leite com soro
  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 4 gemas
  • 3 colheres de sopa de leite em pó
  • 2 colheres de sopa de maisena
  • 1/2 fava de baunilha ou 2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Cobertura

  • 2 caixas de morangos (aproximadamente)
  • 1/2 pacote de gelatina sabor morango
  • 250 mL de água
  • 3 colheres de sopa de polvilho doce

PREPARO

Massa

– Misture todos os ingredientes exceto o ovo e faça uma farofa usando a ponta dos dedos.
– Adicione o ovo e misture com as mãos até que a massa se junte e forme uma bola. A massa não deve ser sovada como massa de pão para não desenvolver gluten, ela deve ser apenas misturada. Se você sovar a massa ela ficará elástica.
-Caso a massa fique mole (a temperatura do dia, temperatura das suas mãos influenciam) leve a geladeira por 30 minutos antes de abrir.
– Abra a massa usando dois saquinhos plásticos (aqueles de congelar alimentos) para que ela não grude na sua bancada. Coloque um saquinho na bancada e outro por cima da massa e abra usando o rolo.
– Cubra a forma da torta com massa e fure com um garfo.
– Coloque um papel manteiga por cima da massa e adicione feijões ou pesinhos de cerâmica que farão peso para que a massa não cresça no forno.
– Leve ao forno 180°C (já pré-aquecido) por 20 minutos e retire os pesinhos e o papel manteiga. Continue a assar por mais 15 minutos ou até que a massa fique dourada.
– Deixe esfriar completamente

Recheio

– Coloque todos os ingredientes em uma panela  e misture bem.
– Leve ao fogo médio e mexa sem parar (limpando bem as laterais da panela) até que a mistura engrosse e forme um creme.
– Coloque em um refratário e cubra com plástico filme em contato com o creme para evitar que se forme película por cima.
– Leve a geladeira até esfriar completamente.

Cobertura

– Misture a gelatina, o polvilho e a água em uma panela.
– Leve ao fogo até que a mistura fique brilhante.
– Deixe esfriar até ficar morna para aplicar sobre os morangos da torta.

A melhor torta de morango de todas!

A melhor torta de morango de todas!

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
2 Comentários no blog
  1. Mara Nascimento - 04/10/16 - 11h25

    que delicinhas de receitas…essa torta tem cara de ser magnifica vou testar com certeza…acompanho um canal muito show que não só passa receitas mas também ensina a divulgar, vender, lucrar… é o http://www.youtube.com/atelieoficinadoacucar ( #fica a dica) 😀 beijos

Deixe o seu comentário

Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.