04 dezembro, 2019

Ideias de Presentes para Confeiteiros

Poderia fazer uma lista quilométrica de itens de cozinha que eu gostaria de comprar (ou ganhar).

Como o Natal está chegando resolvi dar uma ajudinha pra quem não entende muito da arte da confeitaria e quer presentear alguém.

Aqui vão algumas ideias de presentes para confeiteiras ou confeiteiros que não são muito caros, porém muito úteis no dia a dia!

Mostrar

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
30 novembro, 2019

Biscoitos Gingerbread de Natal – Receita Tradicional

Fazia tempo que eu queria fazer biscoitos gingerbread, mas queria uma receita bem tradicional alemã, com bastante gosto de mel e muitas especiarias. Achei a receita e não poderia ser em um momento mais oportuno: Natal!

biscoitos de natal gingerbread com mel e especiarias

Essa receita também fica como alternativa pra quem quer fazer biscoitos de Natal, mas não tem habilidade ou não quer gastar tanto tempo com as decorações de glacê real. Por ser bem tradicional ela não tem cobertura, mas fica longe de ser uma receita de biscoitos simplesinhos. O sabor é BEM marcante e complexo. É só dar uma olhada nos ingredientes que você vai entender o por quê.

livro de receitas gingerbread de natal

Apesar de tantas especiarias na receita, o preparo dos biscoitos gingerbread em si é bem simples, não precisa de batedeira nem faz muita bagunça na cozinha. A massa não gruda nada para abrir e é fácil de trabalhar. 

cortadores de natal para biscoito, gingerbread de natal

Mostrar

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
19 novembro, 2019

Mini Bolo Pão mel com Doce de Leite

Essa receita pode ser feita em formato de bolo pão de mel ou de mini bolo, depende da ocasião e da sua inspiração, mas o bolinho fica uma delícia dos dois jeitos.

mini bolo pão de mel receita

Os ingredientes são simples, daqueles que costumamos ter em casa. Fiz em um domingo de tarde pra comer com a família.

ingredientes para o bolo pão de mel com doce de leite

Na montagem dos mini bolos usei doce de leite, leite condensado cremoso, confeitos e uns biscoitinhos que eu tinha em casa. Ficaram bem bonitinhos! 

Se quiser a receita dos biscoitos acesse o artigo Biscoitos Decorados de Natal – Passo a Passo com Vídeos. Foram esses biscoitos que fiz em formato de coração e usei pra colocar no topo do bolo (sem decoração de glacê real).

montegem do mini bolo de pão de mel com doce de leite

Aproveite a receita e me conte quando fizer!

Mini Bolo Pão de Mel com Doce de Leite

Ingredientes 

Massa Bolo pão de Mel

  • 1 e 1/3 xícaras de chá de leite integral
  • 1/3 de xícara de chá de mel (100g)
  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara de chá de manteiga derretida (100g)
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo (165g)
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de chá de cravo em pó
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo (320g)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (100% cacau)
  • 1 pitada de sal

Recheio e cobertura

  • Uma lata de leite condensado cozido por 40 minutos na panela de pressão ou 400g do doce de leite de sua preferência
  • Leite condensado cremoso para decorar
  • Confeitos para decorar

Preparo

  1. – Pré aqueça o forno à 180 °C. Forre uma assadeira retangular (usei 30×20 cm) com papel manteiga e reserve. Caso você tenha assadeiras redondas pequenas no tamanho do mini bolo já pode assar a massa porciona da e então não precisará cortá-la depois.
  2. – Em uma vasilha misture o mel e o leite até que fique homogêneo. Reserve.
  3. – Em outro recipiente misture a manteiga derretida, o açúcar e os ovos. Reserve.
  4. – Em um terceiro recipiente misture a farinha, o cacau, a canela, o cravo e o sal. 
  5. – Despeje a mistura de leite e mel e a mistura de manteiga e açúcar sobre a mistura de secos. Mexa até que fique homogêneo. Quando estiver sem grumos, adicione o fermento. Mexa para que o fermento seja incorporado na massa.
  6. – Despeje metade da massa na assadeira e espalhe com a ajuda de uma espátula ou colher. Leve para assar por 15 minutos. 
  7. – Retire do forno, desenforme virando a assadeira sobre um pano polvilhado com cacau em pó e asse a outra metade da massa.
  8. – Com um cortador redondo de 9 cm de diâmetro, corte a massa em discos.
  9. – Posicione um disco de massa sobre um prato, recheie com doce de leite, coloque outro disco de massa por cima, adicione mais recheio e coloque outro disco de massa. Termine fazendo a decoração com doce de leite, leite condensado cremoso e confeitos.
  10. – Repita o processo para os outros mini bolos.



Salvar esta Receita
mini bolo pão de mel com doce de leite. receita completa passo a passo
Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
01 outubro, 2019

Bolachas de Chocolate Recheadas

Se você preferir que sejam um biscoitos de chocolate recheados e não  bolachas de chocolate recheadas, fique à vontade! O que importa é que são feitas em casa, não têm conservantes, não têm uma lista de ingredientes que você não sabe nem pronunciar e você pode usar toda sua imaginação pra variar os recheios.

Nessa versão eu fiz as bolacha de chocolate recheadas com ganache de cereja. Um pouco alcoólicas, com Kirsch, uma aguardente francesa de cereja. 

kirsch para ganache de cereja

Além da bebida usei pedacinhos de cereja no recheio pra deixar as bolachas ainda mais ricas. Essas bolachas recheadas não eram nada infantis, mas substituindo o recheio ou tirando a bebida alcoólica as crianças também podem aproveitar.

recheio bolacha de recheada de chocolate

Os biscoitos (ou bolachas) não têm grandes segredos pra serem preparados. O ponto principal é que a massa é bem amanteigada e por isso precisa ser trabalhada gelada pra não grudar.

ingredientes para bolacha recheada de chocolate
como abrir massa de bolacha recheada

Uma dica que funciona para evitar bagunça na cozinha e para não ter que acrescentar farinha na massa é abri-la entre dois plásticos (aqueles de saquinhos para congelar alimentos). 

biscoitos de chocolate recheados

Para cortar os biscoitos com o cortador e evitar que grude na massa, é só passar o cortador na farinha de trigo pra que ele fique untado. Sobre cada um dos biscoitos, polvilhei açúcar cristal pra dar crocância e um charme.

Depois que os biscoitos já estavam assados e frios, pincelei chocolate na parte detrás de cada um deles para criar uma espécie de blindagem e não deixar que a umidade do recheio penetrasse no biscoito fazendo com que ele murchasse. Além disso, esse chocolate dá ainda mais sabor, é claro!

bolacha_recheada_de_chocolate_caseira

Depois do chocolate seco foi só aplicar o recheio e servir as bolachas recheadas! Mostrar

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
03 julho, 2019

Bolo Bem Casado de Brigadeiro

Bolo bem casado é um clássico que nessa ocasião fiz com recheio de brigadeiro ao invés de usar doce de leite porque a aniversariante queria inovar. Para cobertura usei brigadeiro branco bem molinho pra satisfazer todo o desejo por brigadeiros! 

bolo bem casado recheado com brigadeiro e coberto com leite condensado cremoso

Na montagem, como o recheio do bolo é escuro e a cobertura clara, aplique na parte externa do bolo uma faixa de brigadeiro branco. Se não fizer isso provavelmente será bem difícil cobrir o bolo sem mostrar o recheio escuro. As chances de tudo virar uma bagunça são bem grandes!

recheio bolo bem casado, como fazer, como montar

Outra coisa que facilita o trabalho é assar cada camada do bolo em uma assadeira (se você tiver 3 assadeiras iguais, claro). Dessa maneira não é necessário cortar as camadas do bolo depois de assadas… Outro ponto importante: unte apenas o fundo das assadeiras com manteiga e forre com papel manteiga. Quando a massa crescer ela grudará nas laterais e o bolo ficará nivelado (sem murchar criando aquela barriguinha depois de esfriar).

Mostrar

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário