Primeiro vamos esclarecer a dúvida que não quer calar: o que é fudge? Bom, o fudge é um doce que parece muito com uma barrrinha de chocolate cremosa ou com um pedacinho de bolo que deu errado porque não cresceu. Também tem alguma semelhança de textura com o brownie, mas é ainda mais cremoso e denso. Minha dica é: faça, experimente e me diz aqui nos comentários como você definiria essa maravilha.
O Fudge é americano, bem fácil de fazer e muito versátil. Dá pra recheá-lo com nozes, passas, amêndoas, pistache… Vou ensinar a vocês como fazer um fudge de nutella e cereja vestido de festa em duas versões de decoração: uma com stencil/transfer para chocolate e outra com confeitos.
Pra começar é só derreter o chocolate e misturar com o creme de avelã. Já ficou booom, né? Depois de misturado precisa aquecer um pouco a massa.
Aí acrescenta a manteiga e mexe até ela derreter. Pra ficar ainda melhor, adiciona o leite condensado e mistura beeem.
Agora você corta as cerejas em pedaços pra embelezar e deixar o fudge mais saboroso e depois acrescenta na massa
Despeja a massa em uma assadeira de 25x25cm forrada com papel celofane e leva pra gelar. Quando desenformar você pode cortar com cortadores ou medir com uma régua os quadradinhos.
Agora é só cortar os quadradinhos e comer as rebarbas. Hahahaha
Se quiser, pode parar por aqui e polvilhar cacau em pó nos quadradinhos, senão, vem comigo vestir os fudges pra festa!
Basta temperar os 700g de chocolate e banhar os quadradinhos. Já ensinei aqui no blog no artigo “Como temperar chocolate sem mistério” a fazer o serviço de um jeito facinho.
Ainda há a opção de usar transfer para chocolate pra decoração. É só cortar a folha em quadradinhos 4x4cm (1cm maior que o quadradinho de fudge, pra ter espaço pro chocolate esparramar).
Depois que os fudges secarem, retire do papel manteiga e recorte as rebarbas com uma tesoura, caso seja necessário.
Aí vai a receita completa, adaptada do livro Loucuras de Chocolate, da Simone Izumi:
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1/2 xícara de cerejas frescas cortadas em pedaços pequenos
- 400 g de chocolate meio amargo
- 1/2 xícara de creme de avelã/Nutella
- 1 colher de sopa de manteiga
- 700g de chocolate meio amargo para banhar
- Transfer para chocolate ou confeitos para decorar
Preparo
– Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria.
– Misture o creme de avelã e aqueça no microondas novamente.
– Adicione a manteiga e mexa até que ela derreta e junte o leite condensado.
– Coloque as cerejas picadas e misture
– Despeje em uma forma quadrada coberta com papel celofane e alise até ficar uniforme, distribuido igualmente pela assadeira. O tamanho ideal para essa receita é uma forma 25x25cm
– Leve a geladeira de um dia para o outro ou ao freezer até ficar firme, em ponto de cortar
– Corte em quadradinhos. Você pode usar cortadores ou marcar com uma régua quadradinhos de 3x3cm. Dessa maneira a receita renderá 64 fudges
– Derreta e tempere os 700g de chocolate conforme eu ensinei aqui no blog no artigo “Como temperar chocolate sem mistério”
– Banhe os quadradinhos de fudge no chocolate e coloque sobre papel manteiga.
– Para decorá-los você pode usar transfer para chocolate ou confeitos. No caso do transfer, corte-o em quadradinhos de 4×4 cm (1cm maior que os quadrados de fudge)
Dicas
– Você pode apenas polvilhar cacau em pó sobre os quadradinhos de fudge cortados ao invés de banhar no chocolate
– Pode trocar as cerejas por avelãs em pedaços ou apenas acrescentar as avelãs
Espero que gostem da receita e não esqueçam de me contar qual a definição de vocês para o fudge. 😉 Aah, e quando fizerem, postem com a #vinoconfeitando pra eu ver tooodas as criações de vocês.
Beijos 🙂
Bom dia! Por favor qual o segredo para o fufge não ficar pegajoso depois que sair da geladeira. Já fiz diversas receitas e não estou tendo resultados. Obrigada
Lúcia
Depois de pronto vou vender qual a durabilidade?
Oi Rosemary, por conta das cerejas que podem soltar líquido, 3 dias. Beijos!
Para fazer de chocolate branco é a mesma proporção ?
Oi Fernanda, pra fazer com chocolate branco, use 350g, ok? Beijos
Oi, tudo bem?
O que eu posso fazer para o fudge ter durabilidade sem até mesmo a cobertura?
Existe alum ingrediente que consiga fazer com que ele dure por um mês, por exemplo?
Fiz de castanha com amendoim apenas derretendo a barra com o leite condensado e depois misturando a castanha e o amendoim picado, mas não durou um mês 🙁
Oi Adrianne! Você pode congelar os fudges antes de banhar bem embalados e descongelar antes do banho. Eles duram bastante no freezer.
Boa tarde.
Como faço para congelar o fudge.
Posso congelar ele ja c a cobertura ou é melhor congelar ele cru e depois passar na cobertura?
Qual o prazo de validade dele?
Obrigada!!
Oi Dani! Você pode congelar o fudge antes de cobrir com chocolate. Ele dura 3 meses tranquilamente no freezer em recipiente bem fechado. Beijos!
Lindo o seu trabalho. Eu usei o transfer em bombons que fiz mas alguns desenhos saíram falhados e granulados. Você sabe me explicar porque isso aconteceu?
Oi Letícia! Obrigada! 🙂 Se você usou cobertura fracionada para os bombons, mesmo na embalagem constando que não é necessário resfriar o chocolate para uso, experimente para derreter 80% da cobertura e misturar os outros 20% de sólidos e ir mexendo até que derretam completamente. Depois disso aplique o chocolate que ele não deve mais ficar esbranquiçado ou com falhas na estampa (usar a cobertura quente não dá muito certo!). Se você usou chocolate mesmo, pode ter ocorrido algum erro na temperagem. Tem um post aqui no blog explicando certinho como temperar. Espero ter ajudado. Beijos!