Com pouquíssimos ingredientes é possível preparar aquele quindim delicioso que você compra nas confeitarias por aí. E pra ter sucesso na sua receita basta tomar alguns cuidados e respeitar as regras da receita!
A primeira regra é: respeite os tempos de descanso dos ingredientes. Para que o coco umedeça o açúcar e para garantir aquela camadinha mais durinha, a base do quindim, é necessário respeitar os tempos de descanso dos ingredientes. Não é balela da receita. Se não deixar descansar, não dá certo!
A segunda regra: use coco fresco para fazer quindim. Não dá certo com coco seco! A umidade do coco fresco é essencial para a receita.
Terceira regra: assar em banho maria. A água do banho maria sempre estará abaixo dos 100°C (quando atinge 100°C a água se transforma em vapor), sendo assim a água mantém a temperatura das forminhas baixa e a massa do quindim assa lentamente. Como as gemas começam a cozinhar a 55°C, mantê-las em uma temperatura baixa fará com que o quindim tenha textura macia e cremosa. Se o quindim fosse assado diretamente no forno e as gemas fossem submetidas a temperatura alta, o doce ficaria com textura talhada/granulada por conta do aquecimento rápido. Tipo leite talhado, sabe? Resumo: banho maria garante um quindim macio e com textura cremosa.
Quindim
Rendimento: 16 quindins pequenos
Ingredientes
- 200g de gemas (aproximadamente 10 unidades, dependendo do tamanho dos ovos)
- 80g de coco fresco ralado
- 30g de manteiga (2 colheres de sopa)
- 200g de açúcar (1 xícara de chá)
Preparo
- – Misture o coco e o açúcar e deixe descansar por 10 minutos
- – Passe as gemas por peneira fina, sem pressionar nem esfregar. Fure as gemas com um palito e espere que elas passem pela peneira naturalmente.
- – Derreta a manteiga e misture com as gemas peneiradas
- – Junte a mistura de gemas e manteiga com a mistura de coco e açúcar. Mexa bem.
- – Deixe descansar por mais 30 minutos
- – Enquanto isso, unte forminhas para quindim com manteiga e polvilhe com açúcar
- – Após o descanso da massa, misture levemente e distribua nas forminhas. Leve para assar em banho maria em forno 180°C por 10 minutos cobertos com papel alumínio e por mais 15 minutos sem o papel alumínio. O tempo pode variar de forno para forno, então você pode espetar um palito e se o quindim estiver firme, já pode retirar do forno.
- – Retire do forno e desenforme os quindins ainda mornos. Se for necessário use uma espátula para ajudar a soltar das forminhas
- – Mantenha os quindins em geladeira até o momento de servir
Viu como a receita é simples? Outro ponto que vale a pena destacar é a questão do cheiro de ovo! Se você usar ovos frescos e peneirar as gemas do jeito certo (sem esfregar as coitadinhas na peneira) eliminando a película transparente que as envolve, os quindins não ficam com cheiro ruim de ovo.
Me conte quando fizer os quindins. Aah, e se você quiser fazer um quindão, basta quadriplicar a receita e usar uma forma de pudim no lugar as forminhas pequenas. Nesse caso o tempo de forno também ira aumentar um pouco, então fique de olho e retire do forno quando o quindim estiver firme.
Não esqueça de compartilhar a receita com os amigos!
Eu só faço quindim com coco seco e dá supercerto, mas, a receita que uso é um pouquinho diferente, menos açúcar e com leite de coco. Quindim parece fácil de fazer, mas, tem suas manhas, exige muitos testes até ficar perfeito, mas, vale a pena, pq é delicioso. Trabalho com o doce há alguns anos já e é sempre um sucesso com os clientes novos e antigos.
Então eu já fiz dois quindins e deu errado um ficou duro e outro ficou mole demais, fiz na forma de pudim, poderia mandar as quantidades para esse tamanho por favor. Obrigada
/ola pode ser congelados?
Boa noite! Fiz tudo certinho, usei o termômetro interno e mesmo deixando a 180 no botao, internamente estava 150 º C . Aumentei a temperatura até chegar a 180, mas quando percebi isso ja tinha passado uns 20 minutos, ficou mais de duas horas no forno e saíram todos com o fundo durinho , mas mole em cima. Ainda não desenformei todos, posso voltar para o forno?Assei em banho maria com a água já quente, nao cobri com o alumínio pq havia aprendido a assar aberto. Tem jeito ainda?
Olá.boa tarde…
Porque o quindim racha? Tenho as vezes problema com o quindim rachado…
Já me questionei mto e não consigo pensar no pq…
Provavelmente forno alto!
Olá! Tenho uma panela de banho-maria na qual costumo fazer pudim de leite, cozinhando na boca do fogão. Será que dá para cozinhar o quindim da mesma forma?
Oi, nunca fiz, mas acredito que dê sim… Talvez o tempo de cozimento mude um pouco, mas o princípio de cozimento será o mesmo. 😉
por favor, aqui na minha cidade é difícil encontrar coco fresco para ralar. tenho usado o coco fresco congelado ( descongelo e depois utilizo, mas ele fica com muita agua) como resolver este problema, como devo proceder para utilizar o coco fresco congelado, por favor me ajude!!
Oi Edna, tudo bem? Já congelei coco ralado e não tive esse problema, mas eu deixaria descongelar na geladeira e depois colocaria sobre uma peneira pra escorrer a água. 😉
Fiz bem igual a receita ficou no forno mais de uma hora chegou a fazer uma camada dura nos quindins tipo suspiro e o resto ficou tudo mole na forma desandou tudo por q será
Oi! Pode ser que o forno não distribua o calor de maneira uniforme ou que a temperatura esteja muito alta e por isso tenha cozinhado mais a parte de fora que o restante. Um jeito de checar a temperatura do forno é colocando um termômetro dentro dele (tem uns modelos baratinhos de inox próprios pra forno)… Os fornos a gás principalmente enganam bastante! A temperatura que o botão mostra normalmente é bem diferentes da realidade.
Oiii, amei a receita , mas gostaria de saber se não teria como adaptar a receita com o uso de coco ralado comprado ? Às vezes dar uma hidratada nele…será que dá certo? Beijos
Oi Letícia, tudo bem? Nunca testei com o coco ralado pronto, mas se hidratar com leite de coco ou leite talvez dê certo sim. 😉
Olá. Gostei da forma como você dispõe a receita mostrando tando os gramas como também uma referência em xícaras ou colheres, pois muitos sites apenas disponibilizam um ou outro o que as vezes pode levar a divergências. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Obrigada pelo feedback! 😀 Tento fazer da melhor maneira que consigo.
Ola fiz a receita de inicio ficou perfeito mas depois de algumas horas começou ficar com aparencia feia perdeu o brilho de cima oque sera que fiz de errado?
Boa noite eu estou começando a fazer quindins, mas eles estão ficando airados, o q estou fazendo de errado?
Oi,boa noite.Preciso da sua ajuda,faço quinino para vender e alguns depois de assados quando tiro das formigas parecem crus,ficam bem molengas e outros super perfeitos,uso glucose para untar as formigas.costuma demorar até duas horas para ficarem prontos….Socorro me ajude. Obrigada
Oi Daisy! Pode ser que o forno não distribua o calor de forma uniforme e por isso alguns ficam bons e outros não, porque uns quindins ficam sujeitos a certa temperatura e outros a outra. Isso ocorre com frequência em fornos a gás e alguns elétricos também. Para checar o ideal seria usar um termômetro dentro do forno. Em relação a untar a forminha, manteiga e açúcar não seria mais prático (menos pegajoso na hora de untar)? Beijos!
Porque o quindim açúcara?
Meu quindao, ficou com a textura de pudim com furinho! Sabe me dizer porque?
Oi Maria Lucia! Pode ser que o forno estivesse em uma temperatura muito alta. Beijos!
Olá fiz o quindim e quando desenformei tinha rachadura. O que posso ter feito de errado?
Estava uma delícia, mas tinha rachadura.
Obrigada!
Oi, pode ser que a temperatura do forno estivesse muito alta. Tente fazer com o forno mais baixo um pouco. Beijos!
Eu nunca fui fã de quindim, primeiro por causa do coco, que eu não gosto, e sei lá, sempre achei ele meio sem graça! xD
Depois que fiz confeitaria, comecei a achar ele maravilhoso, mas ainda tinha o problema do coco. No meu tcc, fizemos uma versão com damasco que ficou uma delícia!
Oi Varniel, que delícia, adorei a ideia! Se quiser me mandar a receita, posso testar e colocar no blog como sugestão de variação do quindim. Beijos!