Não me lembro muito bem de onde saiu a receita original desse bolo de maçã. O que sei é que ela já foi muito modificada ao longo dos anos até chegar no meu bolo de maçã predileto da vida. Com muitos pedacinhos de maçã, bem úmido e com fibra de trigo pra deixar mais saudável. Tudo bem que ele tem açúcar, mas a fibra já ajuda, né?
O grande “tcham” desse bolo está na maneira de preparar as maçãs pra que elas soltem bastante líquido. E isso faz TODA a diferença.
Pra começarmos a conversa eis a questão: que tipo de maçã usar? Já fiz esse bolo de todos os jeitos possíveis e imagináveis e o resultado que mais me agrada é usando maçãs verdes (tipo Granny Smith) que são mais azedinhas e bem duras misturadas com maçãs mais docinhas (tipo Fuji), mas também são bem firmes.
Pra começar, pique as maçãs em cubinhos. Eu gosto de deixar a casca porque adiciona mais fibras a receita, além de ajudar a preservar os pedaços de maçã, que não se desfazem.
Coloque junto com as maçãs o açúcar mascavo e um cálice de rum, mexa e reserve. O papel do rum nessa receita é adicionar sabor e aroma. Ele também acelera a extração do líquido das maçãs.
A massa é simples de preparar: Bata a manteiga com o açúcar refinado, adicione os ovos e mexa bem. Depois disso entram os ingredientes secos e se forma uma massa bem espessa.
Depois da massa bem misturada, inclua as maçãs e todo o líquido que se formou e misture. Leve para assar em forno pré aquecido.
Atenção: antes de desenformar o bolo deixe esfriar completamente! Como ele é bem úmido e tem os pedacinhos de maçã, se você tentar desenformar ainda morno, ele quebra. Polvilhe açúcar de confeiteiro, canela e sirva.
Não esqueça de me contar se todos gostaram do seu bolo. Aah, e se você gostou da receita, compartilhe com os amigos. 🙂
INGREDIENTES
- 3 ovos
- 3/4 de xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 4 maçãs cortadas em cubos com casca (usei 2 tipo Granny Smith e 2 tipo Fuji)
- 1 xícara de fibra de trigo (pode ser substituído por farinha de trigo ou farinha de trigo integral)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 2 xícaras de açúcar refinado
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 cálice de rum
PREPARO
– Coloque o forno para pré aquecer a 180°C enquanto prepara a massa
– Unte uma assadeira com buraco no centro usando manteiga e farinha de trigo. Para essa receita uso uma forma de 25 cm de diâmetro.
– Pique as maçãs em cubos e coloque em um recipiente grande. Adicione o açúcar mascavo e o rum e mexa. Deixe descansando enquanto prepara a massa. A maçã soltará líquido e um aroma delicioso.
– Misture a farinha, a fibra de trigo, sal, fermento e canela.
– Em um recipiente, bata o açúcar refinado e a manteiga. Adicione os ovos um a um e bata até incorporar (pode ser na batedeira ou usando um fouet)
– Misture ao creme que se formou os ingredientes secos. A massa ficará bem espessa
– Despeje a mistura das maçãs na massa e mexa. O líquido que se formou e a umidade das maçãs fará com que a massa fique bem mais molinha.
– Coloque a massa na assadeira e leve ao forno por cerca de uma hora ou até que, ao espetar um palito, ele saia seco
– Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar, ou ele quebrará por conta das maçãs. Experiência de quem faz esse bolo há anos!
– Polvilhe açúcar de confeiteiro e canela à gosto para servir
Dicas
– Adicione meia xícara de nozes, castanhas ou uvas passas para incrementar seu bolo
– Porcione a receita em forminhas de cupcake ou formas de silicone individuais e faça mini bolinhos para levar de lanche
Todas as receitas são maravilhosas
Olá. Fiz essa receita, apenas diminui a quantidade de maça, e ficou maravilhoso.Aqui em casa foi aprovado e pediram para repetir. Parabéns à voce, que deu o passo a passo e foi para o meu caderninho de receitas especiais..
Oi Douglas, fico feliz em saber que gostaram da receita!!
Fiz esse bolo ontem, incrível! Acabou em uma sentada para tomarmos café! Virou um bolinho para tomarmos café nos finais de semana!