Esse bolo é muito gostoso pra comer de tarde tomando uma xícara de café. A massa é batida no liquidificador bem rapidinho e o bolo fica bem úmido. É o bolo de milho com goiabada preferido por aqui.
A receita é de muito tempo atrás e está anotada no meu caderno de receitas numa folha meio amarelada e sujinha de tantas vezes que eu já fiz.
Ele não leva farinha de trigo e sim farinha de milho daquela flocada que parece sucrillhos, sabe? Quanto mais amerelinha mais bonito fica o bolo. Algumas marcas tem a farinha meio pálida, aí fica esquisito, então escolha bem! Hahaha Farinha de milho amarela flocada
Aqui está a receita com todas as quantidades certinhas e o preparo que é super simples. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que terei o maior prazer em responder. 😉
INGREDIENTES
- 3 ovos
- 2 xícaras de chá de leite integral
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de chá de farinha de milho amarela flocada
- 50g de queijo parmesão ralado (1/2 pacotinho)
- 50g de coco ralado sem açúcar (1/2 pacotinho)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 100g de goiabada cascão cortada em cubinhos
- Farinha de trigo para passar os cubinhos de goiabada
PREPARO
– Unte uma forma redonda de 23 cm de diâmetro com buraco no centro com óleo e farinha de trigo e pré aqueça o forno a 180°C. – Corte a goiabada em cubinhos e empane os cubinhos na farinha de trigo. Reserve. É importante empanar os cubinhos de goiabada para que eles não grudem no fundo da assadeira e você consiga desenformar o bolo. – Bata no liquidificador os ovos, leite, açúcar e óleo até que se misturem bem. – Acrescente os outros ingredientes aos poucos: farinha de milho, queijo, coco e fermento, sem parar de bater. – Despeje a mistura da massa na assadeira untada e por cima coloque os cubinhos de goiabada já empanados. – Leve ao forno pré aquecido até que o massa comece a dourar ou que o palito saia sequinho do centro do bolo quando fizer o teste. Leva cerca de 35 minutos.
Beijinhos! 🙂
Olá Ana,
Gostaria de saber se nesta receita dá para trocar a farinha de milho flocada por fubá. Será que fica bom?
Seu blog é lindo! Parabéns pelo trabalho e dedicação!
Att.,
Mayara
Oi Mayara, tudo bem? Nunca fiz o teste com essa receita. Acredito que dê sim, mas será um teste. Em breve teremos receita de um bolo de fubá por aqui 😉 Fico muito feliz em saber que você goste do blog. Faço com muito carinho. Beijos!!