23 dezembro, 2015

Brigadeiro de churros Perfeito

O brigadeiro de churros anda famoso por aí e quem ainda não fez não pode perder o bonde! É facinho, charmoso e delicioso. Uma mini versão de churros com a textura do brigadeiro.  Fiz no meu aniversário e foi sucesso total: acabou em um minuto.

Brigadeiro de churros

Brigadeiros de churros prontos para servir

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 caixinha de creme de leite UHT
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • açúcar cristal para cobrir
  • canela em pó para cobrir
  • Doce de leite em ponto firme para decorar

Preparo

– Misture em um potinho o açúcar cristal e a canela e reserve
– Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Misture e acenda o fogo baixo.
– Cozinhe mexendo sempre até que comece a desgrudar do fundo da panela. O ponto certo acontece quando você raspa o fundo da panela e demora um pouquinho pro brigadeiro tampar o espaço que se forma
– Coloque a massa pronta em um prato e deixe esfriar por completo. Vale colocar na geladeira pra acelerar o processo
– Enrole o brigadeiro de churros molhando a mão na água para não grudar e role cada bolinha na mistura de açúcar com canela
– Coloque nas forminhas de papel próprias para brigadeiro
– Use um bico de confeitar para decorar cada brigadeiro de churros com o doce de leite

Dicas

  • Cozinhe uma lata de leite condensado na panela de pressão por 40 minutos para obter um doce de leite maravilhoso. Espere a lata esfriar completamente para abrir, ok?
  • Você pode rechear o brigadeiro de churros com doce de leite abrindo cada uma das porções de massa e colocando uma pequena porção de doce de leite no centro. Depois é só enrolar e cobrir com açúcar e canela
  • Use mais de uma forminha de papel para colocar o brigadeiro, assim você evita que a forminha abra e o brigadeiro não fique todo redondinho
  • Se seu doce de leite não for muito firme para enfeitar o brigadeiro, deixe um tempinho no freezer ou congelador antes de decorar com o bico de confeitar
  • Pode congelar a massa do brigadeiro pronta por até três meses em um recipiente bem fechadoMe contem se gostaram nos comentários e não esqueçam de compartilhar e curtir a receita!

    Beijos! 😉

Ana Luiza
Facebook Twitter Pinterest Email
Deixe um Comentário
33 Comentários no blog
  1. Kênia Alves - 06/10/19 - 20h13

    Eu uso açúcar gelado,pois mantém a estrutura dos doces e aumenta a vida útil deles.

  2. Fernanda Marques de Sousa - 31/07/19 - 22h28

    Faço os docinhos gourmet e deixo armazenado na geladeira,os que passo no açúcar refinado somem, gostaria de saber porque.
    Já vi nos comentários que vc disse que tem que ser enrolado de preferência no dia p que isso não aconteça,mas eu faço e espero os clientes aparecerem p comprar, então não tenho como fazer no dia entende?

    • Ana Luiza - 25/09/19 - 17h22

      Oi Fernanda, tudo bem? A umidade da massa dos brigadeiros passa para os grãos de açúcar e por isso o açúcar “some”. Uma solução se você precisa enrolar de qualquer maneira no dia anterior e armazenar na geladeira é passá-los novamente no açúcar rapidamente no dia em que serão vendidos apenas para que a casquinha de açúcar apareça. Outra coisa que dá certo é enrolar com açúcar cristal. Como os grãos são maiores demora mais pra absorverem a umidade. 😉

  3. Taysse Nascimento - 09/05/19 - 00h45

    Oi ana, só posso congelar a massa ? Mas se congelar já enrolado nao pode ?

    • Ana Luiza - 09/05/19 - 16h40

      Oi Taysse! Congelando a massa e enrolando e passando no chocolate/confeitos perto de servir você evita que o brigadeiro cristalize. É possível já congelar enolados, porém você perde na textura e brilho dos brigadeiros.

  4. Nahata - 23/04/19 - 08h08

    Bom dia!! Gostaria de saber quanto tempo posso manter o docinho pronto na geladeira ou no freezer. O açúcar usado pode derreter se ficar mais de 3 dias pronto antes de servir??

    • Ana Luiza - 25/04/19 - 08h12

      Oi! Você pode manter a massa do docinho pronta no freezer para depois enrolar… Por 3 dias na geladeira e até 3 meses no freezer. Sim, o açúcar derrete/mela se o docinho for enrolado e ficar em temperatura ambiente por 3 dias antes de servir porque a umidade do docinho vai passando pro açúcar. O ideal é enrolar o mais próximo possível de servir.

  5. Enykelly - 20/03/19 - 20h41

    Olá, Ana! Amo fazer brigadeiros, estava vendo suas receitas e notei que em umas você coloca a gema e em outras não. Vc poderia explicar,?

    • Ana Luiza - 24/03/19 - 22h47

      Oi, tudo bem? Em geral quando uso creme de leite não uso gema… A gema dá textura aveludada ao brigadeiro e sabor por conter gordura. O creme de leite também é rico em gordura e contribui para a textura aveludada e enriquece o sabor da receita 😉

  6. Luciane - 12/07/18 - 15h43

    Oi Ana, na hora de confeitar com o doce de leite tive problema, a marca de doce de leite que comprei é bem firme e tive dificuldade para fixar nos doces, e ainda tempo depois ficou com aspecto de derretido, sem formato, o que será que houve?

    • Ana Luiza - 12/11/18 - 09h34

      Oi, pra garantir numa próxima cozinhe o leite condensado na panela de pressão por 40 min (após pegar pressão). Quando a latinha estiver completamente fria pode abrir e mexer bem pra ficar homogêneo. Doce de leite feito assim dá certinho pra fazer o formato com o bico de confeitar. 😉

  7. Amanda Kosiba - 11/04/18 - 10h51

    Oi, Meu docinho derrete todo o açúcar que eu uso pra enrolar. O que posso fazer pra não acontecer isso ?

    • Ana Luiza - 30/04/18 - 09h15

      Oi Amanda, tudo bem? Conforme vai passando o tempo o açúcar absorve umidade do docinho e “mela”. O ideal é enrolar o docinho no dia que será servido pra não dar tempo de melar. Se você cozinhar um pouco mais a massa do doce ele demora mais pra passar umidade pro açúcar porque perde mais água durante o cozimento. Espero ter ajudado! Beijos.

  8. Peggy Felix - 06/04/18 - 10h47

    Boa tarde Ana Luiza,
    primeiro lugar, adoro suas receitas 🙂 e estou fazendo todas.
    Só fiquei com uma dúvida:
    1 colher de chá de extrato de baunilha, você usou junto com o leite condensado, manteiga e o creme de leite?

    Muito obrigada.

    • Ana Luiza - 30/04/18 - 09h15

      Oi, tudo bem? Fico feliz em saber que está fazendo as receitas do blog! Quanto ao extrato de baunilha, é isso mesmo. Beijos!

  9. Cíntia - 02/01/18 - 22h49

    Boa noite… pe será que o açúcar reginado que uso para envolver o brigadeiros de churros e casadinho melam o doce?

    • Ana Luiza - 08/03/18 - 07h42

      Oi Cintia, os docinhos passados no açúcar “melam” mesmo com o tempo porque a umidade do docinho vai passando para o açúcar. O ideal é enrolar os doces próximo ao momento do consumo.

  10. Jessica - 21/10/17 - 23h37

    Oie, qual tempo de vida útil do brigadeiro de churros?

    • Ana Luiza - 01/11/17 - 16h55

      Oi Jéssica! Depois de enrolados até 3 dias. Eles não estragam rápido, mas conforme os dias vão passando os brigadeiros vão açucarando (criando uma casquinha de açúcar por fora), então quanto mais frescos, melhor 😉

  11. Peter Rotstein - 12/05/17 - 17h52

    | Oi Existe outros artigos relacionados a esse aqui em seu site ? tenho muito interesse em saber mais e me encantei com a forma que foi explicado o assunto . Caso possa me orientar serei muito grato

    • Ana Luiza - 18/05/17 - 15h39

      Olá Peter, tem sim outros posts sobre brigadeiro. Para ver é só clicar na tag “brigadeiro” no final do post. Beijos!

  12. Alini - 02/05/17 - 17h25

    Gostaria de saber se pode congelar ja com o bico de doce de leite

    • Ana Luiza - 04/05/17 - 15h09

      Oi Alini, o ideal é congelar a massa do brigadeiro antes de fazer as bolinhas. Depois de descongelado, fazer as bolinhas, passar no açúcar e confeitar com o doce de leite. Se você congela o brigadeiro já enrolado, ao descongelar ele pode cristalizar, formando aquela casquinha de açúcar em volta.

  13. Ana Laura - 08/11/16 - 22h15

    Oi Ana! Essa receita rende mais ou menos quantas unidades? Obrigada.

  14. Daiana Joelmir - 30/04/16 - 19h34

    Olá, Ana. Fiz e ficaram lindos e gostosos, mas na hora de decorar com o leite condensado(estava firme) usei o bico pitanga 21, no começo ficaram lindos, porém começou a não grudar mais nos brigadeiros…pq será? O que devo fazer?

    • Ana Luiza - Confeitando - 17/05/16 - 22h54

      Oi Daiana! Acontece quando o doce de leite está muito consistente… Tenta deixar um pouco mais molinho da próxima vez. Você cozinhou leite condensado na panela de pressão para fazer a decoração ou já comprou o doce de leite pronto? Beijos!

  15. Paula - 04/03/16 - 17h38

    Oi.
    Posso congelar os brigadeiros enrolados e quando descongelar decoro com o doce de leite? Será que fica bom?
    Obrigada.

  16. Goretti - 01/01/16 - 12h51

    Oi Ana! Fiz o brigadeiro de churros e fez o maior sucesso! Parabéns

  17. Gabriela - 23/12/15 - 20h28

    Saudades brigadeiro de churros ❤

Deixe o seu comentário

Para usar uma imagem em seu avatar, cadastre-se em gravatar.com.