Essas rosquinhas de leite vem de outros carnavais… Ano passado também fiz em uma festa de carnaval que rolou aqui em casa e foi um sucesso. Os confeitinhos coloridos ajudam a dar um ar carnavalesco, mas as rosquinhas são gostosas pra qualquer ocasião.
E qual a diferença entre as rosquinhas e os donuts? As rosquinhas são feitas com fermento químico, o mesmo que usamos para fazer bolo, ou seja, a massa não precisa descansar e a reação química começa na mistura da massa e continua no momento da fritura. Já os donuts são feitos com fermento biológico, o mesmo fermento usado na fabricação dos pães, que exige crescimento antes da fritura da massa. Em resumo as rosquinhas são muito mais rápidas de fazer, porém sua textura é um pouco diferente da dos donuts em relação a textura principalmente, mas ambos são muito gostosos. Agora, vamos à receita?
Pra começar misture ovos, leite condensado e extrato de baunilha.
Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e junte o fermento. Vá mexendo até dar o ponto: formar uma bola de massa que permita ser aberta, mas que ainda seja um pouco úmida e um tantinho pegajosa pra não ser uma massa seca.
Abra a massa e corte as rosquinhas de leite.
Frite as rosquinhas em óleo quente, porém em fogo baixo e vá colocando sobre papel absorvente para que saia o excesso de óleo.
Prepare a cobertura conforme descrito na receita abaixo e aplique sobre as rosquinhas. Aah, dá uma olhadinha nas dicas ali embaixo também pra mais ideias de coberturas. 😉
INGREDIENTES
Rendimento: 30 rosquinhas de 10 cm de diâmetro
MASSA
- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 3 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo (usei 3 para dar ponto na massa e meia para polvilhar na mesa para abrir a massa)
- 1 e 1/2 colheres de sopa de fermento
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha ou 2 de essência de baunilha
- 1 pitada de sal
COBERTURA
- suco de 1 limão
- 8 colheres de sopa de leite
- 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
PREPARO
MASSA
– Misture os ovos, leite condensado e o extrato de baunilha em uma vasilha grande.
– Acrescente a farinha aos poucos e o fermento em pó e vá mexendo até que desgrude da vasilha e vá se formando uma bola de massa
– Quando a massa estiver no ponto ela desgruda das mãos porém não totalmente, precisando de um pouco de farinha para abrir. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar de acordo com o tamanho dos ovos e marca da farinha usada, então o que vale é chegar no ponto certo, ok?
– Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e corte em círculos usando cortadores. Em seguida use um cortador menor pra fazer o circulo do meio da rosquinha. Se não tiver cortadores, use pires de café e para a parte de dentro tampinhas de garrafa higienizadas.
– Frite as rosquinhas em óleo quente, porém em fogo baixo pra garantir que a massa fique cozida por dentro.
– Deixe esfriar.
COBERTURA
– Misture todos os ingredientes e mergulhe uma das superfícies da rosquinha na mistura.
– Polvilhe confeitos e espere secar.
DICAS
– Também dá pra cobrir as rosquinhas com chocolate, mas é preciso fazer a temperagem para que o chocolate cristalize corretamente. Eu já ensinei como fazer no post “Como temperar chocolate sem mistérios”. Dá uma olhada.
– Outra cobertura fácil e que será “tiro e queda” é a de açúcar e canela. É só passar as rosquinhas ainda mornas na misturinha.
– Se tiver com pressa e não quiser cortar as rosquinhas com cortador, faça “cobrinhas” de massa e una as pontas. Pronto, rosquinhas!