No comecinho desse mês tive a honra de fazer o bolo de revelação do sexo do bebê da Lia do Just Lia. Ela e o Dani revelaram o sexo do bebê em um vídeo fofo que vou deixar no final do post e nele está o meu bolo bem azulzinho!
A Lia me pediu um bolo azul e sem firulas no topo para que a surpresa aparecesse quando o bolo fosse cortado. Acho que o resultado ficou legal, né?
A decoração do bolo não é difícil de fazer e o tom de azul fica a escolha do freguês: pode ser mais clarinho como o bolo do baby da Lia ou um pouco mais escuro como o que fiz dessa vez. É importante levar em consideração na hora de colorir a massa o fato dela escurecer um pouco quando assa e também não aconselho usar um corante azul claro ou a massa ficará verde [experiência própria] quando o corante se misturar com os ovos e manteiga que são amarelos. Para atingir um tom azul claro, usei um corante gel azul marinho em pequenas doses. 😉

Cor final da massa pronta para ir ao forno. Vejam como ela fica bem mais escura quando assa. 😉
Eu prefiro assar bolos que serão recheados em assadeiras separadas para não ter que cortar as camadas. Acho que ficam mais bonitos e retinhos, mas às vezes não tenho 3 assadeiras do mesmo tamanho e aí não tem jeito, preciso cortar em 3, 4 partes. Essa receita rende 3 bolos de 20 cm de diâmetro de mais ou menos 3 cm de altura cada um ou um bolo só mais alto.
Depois dos bolos assados e frios, desenformei, nivelei usando uma faca de serra e recheei com leite condensado cremoso. Usei bico de confeitar para garantir um recheio reto e igual em todo o bolo.

Bolo recheado. É normal que por fora o bolo pareça um pouco esverdeado, mas por dentro está azulzinho. 😉
O próximo passo para confeitar o bolo foi aplicar uma cobertura de cream cheese. Além de dar sabor e deixar o bolo menos doce, essa cobertura vai esconder a cor do bolo, nivelar qualquer imperfeição e deixar o bolo firme para receber a decoração de leite condensado cremoso sem despedaçar.

Primeira camada de cobertura de cream cheese aplicada com a espátula.
A aplicação da cobertura de cream cheese é feita em etapas usando uma espátula. Comecei aplicando um pouco da cobertura para preencher os espaços que ficam nos locais do recheio, os buraquinhos da massa e levei o bolo para gelar por 15 minutos.

Última camada de cobertura de cream cheese.
Apliquei mais cobertura e levei para gelar por mais 15 minutos e finalizei deixando o bolo bem lisinho com a espátula e levando o bolo para gelar por meia hora antes de começar a decorar. Você não precisa necessariamente aplicar a cobertura em 3 etapas. O importante é cobrir a cor do bolo e deixá-lo o mais liso possível.
Para começar a decoração, fiz bolinhas usando leite condensado cremoso bem gelado e o bico 2A da Wilton como na foto abaixo e puxei as bolinhas delicadamente usando a espátula de confeitar (também da pra usar uma colher de sobremesa).

Como começar a decorar o bolo de revelação de sexo
Depois é só continuar por toda a lateral do bolo e arrematar com bolinhas como as do início da decoração.

Veja que uma bolinha começa onde a anterior começa a sumir…
A parte do topo do bolo é feita da mesma maneira e arrematada com uma bolinha.

Bolo de revelação do sexo finalizado. 🙂
A receita está bem explicadinha aqui embaixo, mas caso tenham dúvidas, fiquem à vontade para perguntar nos comentários ou pelo formulário de contato. 😉 Aah, não deixem de assistir ao vídeo da Lia que está no fim do post.

Quem quer um pedacinho?
INGREDIENTES
Massa
- 80 g de gemas
- 140 g de claras
- 320 g de açúcar
- 375 g de farinha de trigo
- 200 g de leite
- 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 15 g de fermento em pó
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- Corante em gel azul – usei o azul marinho da Mix
Recheio e Cobertura
- 150g de Cream Cheese (1 potinho)
- 400g de açúcar de confeiteiro
- 170g de manteiga gelada
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1,185kg de leite condensado cremoso gelado (3 latas) – para o recheio e decoração
PREPARO
Massa
– Pré-aqueça o forno à 180°C e unte 3 assadeiras de 20 cm de diâmetro ou uma assadeira só que seja alta para o bolo crescer bastante
– Bata na batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga até se formar um creme branco e fofo. Vá adicionando o corante gel gotinha por gotinha até chegar ao tom que você quer. Lembre-se que ainda faltam vários ingredientes, então você precisa deixar a massa um pouquinho mais escura do que deseja, PORÉM a massa escurece um pouco depois de assada, então é preciso ponderar o corante.
– Misture os líquidos (essência de baunilha e leite) e os secos, exceto o fermento. Intercale os líquidos e secos até que se misturem a massa batendo devagar.
– Bata as claras em neve.
– Incorpore as claras em neve na massa bem devagar mexendo debaixo para cima, de dentro para fora junto com o fermento.
– Distribua a massa nas 3 assadeiras de 20 cm de diâmetro e leve ao forno até fazer o teste do palito na massa e ela ficar sequinha.
– Deixe os bolos esfriarem e desenforme. Caso tenha feito um bolo só, corte em 3 partes na horizontal. É importante que os 3 bolos estejam nivelados. Use uma faca de serra para cortar os topos dos bolos e deixá-los bem retinhos.
Cobertura
– Bata na batedeira a manteiga gelada e o cream cheese até que estejam bem misturados e que a mistura tenha ficado bem clarinha
– Adicione o açúcar e a essência de baunilha bata até incorporar.
– Caso vá guardar antes de utilizar, coloque em um pote fechado na geladeira.
Montagem
– Coloque a primeira camada de massa em um prato ou tabuleiro para bolos. Recheie essa camada com 2/3 de lata de leite condensado cremoso.
– Coloque outra camada de massa e recheie com mais 2/3 de lata de leite condensado cremoso. Cubra com a última camada de massa.
– Usando uma espátula, cubra o bolo com a cobertura de cream cheese aproveitando para cobrir imperfeições e buraquinhos. Essa primeira camada ainda não vai esconder a cor azul. Ela é apenas o início do trabalho. Serão 3 etapas. Leve o bolo para geladeira por 15 minutos.
– Retire da geladeira e aplique mais uma camada de cobertura de cream cheese delicadamente para não arrastar a cobertura que já foi aplicada. Nessa etapa a cor azul já estará quase coberta. Leve o bolo novamente a geladeira por mais 15 minutos.
– Aplique mais uma camada de cobertura de cream cheese para esconder a cor do bolo e deixá-lo lisinho. Leve para a geladeira por 30 minutos antes de aplicar a decoração de leite condensado.
– Coloque o leite condensado cremoso gelado em um saco de confeitar com bico 2A da Wilton. Faça bolinhas uma acima da outra e arraste-as usando uma espátula ou colher. Repita o processo até terminar a lateral do bolo e depois o topo.
Adorei a dica🤗🤗!!!
fiz esta receita e o meu ficou verde
Oi Agada, já aconteceu isso comigo também, conforme contei no post… Para atingir o tom azul claro é preciso usar um corante azul escuro/marinho para colorir a massa. Se você usa um corante azul claro a massa fica verde ao assar porque a cor se mistura com o amarelinho natural da massa (ovos, manteiga, etc). Beijos!